Você sabe como vender sem dar desconto no e-commerce? Separamos algumas estratégias para te ensinar a vender sem baixar o preço dos produtos!
Como vender sem dar desconto no e-commerce? É possível ter resultados atraentes assim? Essa é uma dúvida comum entre gestores e empresários que querem vender mais e enxergam na oferta de descontos uma saída.
Lógico que os consumidores adoram promoções e descontos, mas saiba que dá para vender sem criar cupons de desconto sim!
Afinal, conceder um descontinho no valor do produto não é garantia da compra em si, já que os concorrentes também podem usar essa estratégia e no fim das contas, o cliente pode até ficar mal acostumado e dependente desse tipo de concessão – originando assim o risco dele não comprar sempre e não entender que nem sempre será possível conceder esse benefício.
Por isso que tal aprender como vender sem dar desconto no e-commerce? Nas próximas linhas, você aprenderá mais sobre as estratégias alternativas para continuar vendendo e valorizar ainda mais o produto que sua empresa oferece. Continue lendo!
Atraia os consumidores pela qualidade dos produtos
Qualidade não tem preço. Você já deve ter ouvido essa frase pelo menos uma vez na vida, acertamos?
Nem sempre o valor é o item mais atrativo do produto. Portanto, como vender sem dar desconto neste caso? Kotler, o pai do marketing e difusor do conceito que envolve os 4 Ps do marketing (produto, preço, praça e promoção) têm um ensinamento valioso que vamos destacar abaixo:
Destaque os diferenciais do seu produto;Valorize os atributos do produto e destaque o quanto a experiência de consumo do produto é agradável e exclusiva;Mostre ao consumidor o que ele pode ganhar ao adquirir produto (assistência técnica, atendimento personalizado, sistema de suporte para trocas ou resolução de problemas).
Em resumo: inspire-se no que as marcas de luxo fazem para atrair consumidores. Elas valorizam fatores como qualidade dos materiais, durabilidade dos itens, experiência de uso sem problemas e outros diferenciais.
Os consumidores que são mais maduros sabem que a qualidade dos produtos é proporcional ao preço e que o ditado clichê “o barato sai caro” pode fazer muito sentido.
Atenção: de forma alguma isso significa que você não pode criar cupons de desconto e que um preço acessível não é atraente. O que queremos dizer é que há outros fatores que influenciam a decisão de compra e a fidelização do consumidor. A qualidade de um produto é um deles.
Simplifique o processo de compra
Se o cliente entra no seu site e não consegue efetuar a compra com agilidade, esse é um sinal de alerta para simplificar o processo de compra.
O site precisa ser simples, em todos os sentidos. Desde a busca por um produto até a colocação dele no carrinho, o ideal é que o consumidor não precise de mais do que três cliques.
O processo deve fluir com naturalidade, em uma interface intuitiva. Se o consumidor tiver que refletir sobre onde está um determinado link ou o que fazer agora, então é sinal de que o processo requer melhorias.
Empresas como a Amazon, por exemplo, são eficientes pela simplicidade de oferecer até mesmo um sistema de compras com um único clique. Nesse caso, dados de cartões já estão salvos, assim como endereço de entrega, e basta ao cliente dizer “sim”.
Se possível, ofereça frete grátis
Pelo menos 43% dos consumidores esperam frete grátis na hora de fazer um pedido. Essa tendência está no top 10 Ecommerce Trends 2020.
Especialistas afirmam que o frete grátis é uma estratégia que influencia as compras por impulso ;Ao não oferecer desconto no produto, o frete gratuito funciona como uma compensação para o consumidor; Os consumidores não precisarão desembolsar um valor “extra” para fazer a compra. Portanto, o frete grátis é atrativo.
Como sabemos que, na prática, o frete não é grátis para você – os custos não vão deixar de existir milagrosamente.
Porém, uma estratégia complementar para oferecer o frete grátis é estipular um valor mínimo para a compra ou disponibilizar esse benefício em produtos selecionados e que trazem uma margem de lucro maior ao seu caixa, por exemplo.
Faça o cliente se sentir confortável
Proporcionar uma experiência de compra agradável ao consumidor é uma estratégia que nunca falha e ainda contribui para a fidelização do cliente. Consumidores felizes com a marca tendem a comprar sempre, independente de cupom de desconto.
De acordo com a pesquisa Panorama da Experiência do Cliente no Brasil, realizada pela Opinion Box, 91% dos consumidores brasileiros afirmaram que ter uma boa experiência com a marca afeta a decisão de compra.
Cerca de 82% dos clientes já desistiram de comprar de uma empresa por causa de uma experiência negativa. Separamos algumas ações que podem te ajudar a não entrar nessas estatísticas:
Disponibilize um chat no seu e-commerce; Preste um bom atendimento: tire dúvidas, esclareça detalhes sobre as características dos produtos e, se possível, comente sobre a usabilidade do produto; Encoraje as pessoas a conversar com você; Ofereça atendimento humanizado. As pessoas não esperam respostas secas como ‘sim’ ou ‘não’. Lembre-se que você não é um robô e do outro lado da tela há uma pessoa real.5. Facilite as formas de pagamento
E se você vendesse os produtos pelo preço justo, mas oferecendo ao cliente a possibilidade de ele parcelar essa compra em mais vezes? Esse também é um diferencial significativo no comércio brasileiro e ele também pode ser oferecido sem que para isso seja preciso mexer no preço final do produto.
As possibilidades de pagar a compra de forma parcelada ou de usar mais um cartão de crédito para uma compra são atrativos que devem ser oferecidos e destacados pela loja. Lembre-se: simplifique ao máximo a vida do seu cliente e a última coisa em que ele vai pensar é em pedir um desconto.
Se todas as expectativas dele forem atendidas até certo ponto, as chances de que ele conclua a compra aumentam.
Fonte: Nerdweb