Por Alexandre Rangel
Como ser uma pessoa proativa, principalmente no ambiente de trabalho?
A proatividade é um das habilidades cada vez mais procuradas pelas empresas. A seguir, confira as dicas para se tornar um profissional ainda mais proativo em seu ambiente de trabalho.
1. Traga soluções: A proatividade no mundo corporativo significa trazer soluções. Os problemas existem de todas as naturezas, dos mais simples aos mais complexos, e as empresas querem pessoas que resolvam as questões que estão impedindo o bom andamento dos processos. Normalmente o que ocorre no dia-a-dia nas empresas é a falta de iniciativa respaldada na terceirização da culpa. As pessoas proativas se sobressaem nas empresas, são mais valorizadas e tornam-se pessoas admiradas dentro da organização. Como é uma competência essencial em um líder, essas pessoas dotadas de proatividade rapidamente fazem carreira como bons líderes dentro da empresa.
2. Tenha uma visão geral do processo: Em um processo de seleção, o candidato pode demonstrar que tem essa característica ao mostrar interesse em ter uma visão geral de todo o processo. Conversar com os entrevistadores sobre cada etapa, propor alternativas sempre que houver um possível impasse de horários, remanejamentos de datas e outros pequenos problemas que possam surgir durante o processo.
3. Não inclua essa competência no currículo: Já no currículo, não recomendaria citá-la, uma vez que é uma característica muito subjetiva. Alguém colocaria “não sou uma pessoa proativa”? A proatividade sempre é percebida e julgada pelo outro e não pela própria pessoa. Relatar realizações durante a entrevista, citar as ações que desenvolveu para solucionar os problemas valerão muito mais do que escrever que é uma pessoa proativa.
4. Foque na atitude: Em uma dinâmica de grupo, há várias formas de demonstrar essa característica em um processo seletivo em grupo. Por exemplo, se alguém presente reclama que o ar esta muito frio, em vez de concordar e também reclamar, o proativo se levanta e regula o termostato do ar condicionado. Se é solicitado que um dos candidatos se prontifique a exercer um papel na dinâmica, o proativo já se apresenta querendo contribuir para que a dinâmica transcorra bem. São atitudes simples mas que são muito observadas e valorizadas, pois sinalizam que o candidato tem iniciativa e busca dar soluções rápidas às questões valorizadas.
5. “Inverta” a entrevista: Durante a entrevista individual, uma boa maneira de demonstrar esta característica é “inverter” a entrevista. O candidato passa a fazer perguntas sobre as questões que mais preocupam o gestor; quais os problemas mas críticos a serem resolvidos; quais as prioridades. Perguntas desse tipo farão o gestor refletir e perceber que o entrevistado tem interesse em conhecer os problemas e está disposto a resolvê-los. Sem dúvida será uma entrevista diferenciada.
6. Treine: A proatividade é uma competência que pode ser desenvolvida por qualquer profissional. Para isso, é preciso treino, pois é uma habilidade ligada ao comportamento. As pessoas podem e se esforçam para mudar o comportamento quando se conscientizam de que isto fará bem para elas. A questão fundamental é querer mudar e, para isso, deve estar aberta para receber feedbacks sobre este comportamento e começar a treinar a mudança de atitude no dia-a-dia quando estiver diante dos problemas.
7. Se questione: Existem alguns exemplos de questões que podem servir como um primeiro passo para a pessoa se tornar proativa. Diante de uma situação-problema, a pessoa deve fazer as seguintes perguntas e escrever a resposta em uma folha de papel:
- Qual parte da situação você pode influenciar ou controlar?
- Você prefere estar no controle ou se colocar na posição de vítima da situação? (vitimização)
- Culpar o outro ajuda a resolver?
- Como você pode contribuir para melhorar a situação?
- Se você fosse melhorar uma pequena parte da situação você se responsabilizaria pelo que?
As respostas a estas perguntas farão com que a pessoa identifique onde ela poderá agir e que ações tomará para dar solução ao problema ou pelo menos resolvê-lo em parte.
É no momento da contratação que o gestor deve identificar se o candidato tem essa característica, mas mais importante do que isso é desenvolver na empresa uma cultura de trabalho onde seja estimulado o empreendedorismo e a aceitação de erros, de forma que as pessoas se sintam seguras em ousar na criatividade para solucionar os problemas.
Fonte: Administradores