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As marcas de luxo deveriam estar interessadas no fenômeno do streaming?

As marcas de luxo deveriam estar interessadas no fenômeno do streaming?

As marcas de luxo deveriam estar interessadas no fenômeno do streaming?

As estrelas em ascensão no streaming, aos olhos da nova geração, possuem os ativos de criatividade e influência em múltiplas redes

Por Prof. Perrine Desmichel* 

Há poucos dias, até 1,3 milhão de internautas estavam sintonizados simultaneamente para assistir à segunda edição do GP Explorer, uma corrida de F4 organizada no circuito de Le Mans por Squeezie (o streamer e YouTuber mais seguido na França) no Twitch. O que devemos fazer com o entusiasmo gerado pelos streamers entre a geração mais jovem e por que as marcas de luxo deveriam olhar mais de perto para este meio do futuro?

Streaming não é mais apenas uma coisa geek. Hoje, mais de sete milhões de usuários acessam regularmente o Twitch, em comparação com três milhões de cinco anos atrás (Statista 2023). A plataforma da Amazon não é a única no mercado, com a ascensão da transmissão ao vivo no YouTube (e outras redes sociais), juntamente com o lançamento do Kick, um novo concorrente no mercado. Para além da proliferação de plataformas, houve também uma diversificação do conteúdo dos canais. O streaming não está mais limitado a jogadores compartilhando suas telas e comentando sobre seus jogos; os perfis e interesses dos usuários se expandiram a tal ponto que uma das categorias mais vistas no Twitch agora é “apenas conversando” (um espaço onde os streamers se envolvem em conversas abertas com sua comunidade).

Para compreender todo o potencial do streaming, é importante observar mais de perto o fenômeno Twitch. Os streamers incorporam os apresentadores de TV e os influenciadores do Instagram. Streamers de sucesso são principalmente mestres do entretenimento. A sua força reside na sua espontaneidade e criatividade inabalável. Os streamers podem entregar conteúdo ao vivo por horas a fio (várias vezes por semana) enquanto interagem com sua comunidade, respondendo perguntas e atendendo solicitações. “Continue a live com sotaque de Kentucky, por favor”, “mude de roupa”… Os streamers são desafiados e co-criam seu conteúdo de mãos dadas com sua comunidade de seguidores. Na verdade, esses seguidores se inscrevem nos canais de seus streamers favoritos e podem fazer doações para ajudá-los a crescer. Além disso, streamers de sucesso têm influência incomparável; são verdadeiras marcas participativas. Com base nisso, os streamers mais famosos estão cada vez mais recorrendo aos eventos. Eles aproveitam a sua criatividade para colaborar com marcas para alcançar o extraordinário, como exemplificado pelo GP Explorer da Squeezie, patrocinado em parte pela Samsung.

A streamer Magha. Foto: Captura de tela do YouTube/Maghla

Mas será que o mundo do streaming interessa às marcas de luxo? Algumas marcas parecem pensar assim, como Yves Saint Laurent Beauté, que apresentou a streamer Maghla em uma de suas campanhas recentes. 

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Uma publicação compartilhada por Maghla (@maghla_)

Embora seja razoável supor que as grandes casas de luxo tenham pouco interesse em patrocinar nano-streamers, elas deveriam estar atentas a estrelas em ascensão no streaming. Essas estrelas, aos olhos da nova geração, possuem os ativos de criatividade e influência em múltiplas redes (já que os streamers costumam estar presentes no YouTube e no TikTok). No entanto, é importante compreender os códigos do streaming e estar disposto a abraçar um certo grau de espontaneidade, o que nem sempre é a norma no mundo do luxo.

*Prof. Perrine Desmichel é mestre pela HEC Paris, PhD pela HEC Lausanne e programa de pós-doutorado na Kellogg School of Management. É professora de marketing na ESCP Business School. Seus interesses de pesquisa e ensino giram em torno de pesquisa experimental, comportamento do consumidor e consumo de luxo. Tem trabalhos apresentados em diversas conferências de Marketing e artigos publicados no Journal of Retailing, Current Opinion in Psychology, e Organizational Behavior and Human Decision Processes.

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