Checklist para que sua mensagem tenha relevância e seja bem recebida por seus assinantes
Por Erica Mendes
Há quem diga que o fim do e-mail marketing está próximo, mas a verdade é que qualquer meio de comunicação no mundo digital pode ser ineficiente se sua estratégia não for bem conduzida.
Uma campanha de marketing por e-mail quando bem executada ainda tem o poder de reforçar a qualidade da marca e a confiança dos seus destinatários. Por isso, listamos algumas das práticas recomendadas para revisar suas newsletters e garantir que elas sejam assertivas antes mesmo do envio.
Detalhes
·Linha de assunto: verifique se há erros de digitação e o tamanho do texto. Certifique-se de que ele não será cortado, pois a área de trabalho mostra 60 caracteres e o celular mostra 25-30.
·Endereço profissional: o endereço físico da sua empresa deve ser incluído no rodapé. O endereço eletrônico (@nomedamarca) de envio também deve ser o da organização. Nada de usar domínio comuns como Hotmail, gmail, etc.
·Opção para cancelamento: você deve incluir a URL do formulário para cancelar a inscrição de recebimento do e-mail marketing. É um direito do destinatário não querer mais receber suas mensagens.
·Ícones sociais: inclua os ícones de todas as redes sociais na qual a marca tem conta ativa e verifique se os links estão corretos.
Conteúdo
·Cópia do corpo: verifique se há erros de digitação e legibilidade em todos os dispositivos. Tenha versão em texto do seu e-mail.
·Imagens: elas estão com os links corretos? Adicione o texto ALT (texto alternativo) para que uma mensagem seja exibida quando uma imagem é bloqueada na caixa de e-mail do contato. Esse recurso serve como uma identificação para o que deveria estar sendo mostrado.
·Imagens de fundo: adicione uma cor de fallback. A vantagem de usar imagem de fundo sobre as imagens comuns é que qualquer conteúdo HTML na parte superior da imagem do plano de fundo permanece acessível mesmo quando as imagens estão desativadas. É uma técnica fundamental para criar e-mails HTML melhores e mais acessíveis.
·Verifique os links: as manchetes, os botões de CTA (Call to Action) e as imagens devem estar todas linkadas.
Personalização Dinâmica: usufrua das informações que seus assinantes lhe confiaram como nome, sobrenome, preferência de gênero, etc. Importante: faça testes para garantir que a personalização está corretamente vinculada ao e-mail do destinatário.
Agenda
·Data e hora: escolha a data e a hora do seu envio. Algumas ferramentas já trazem sugestões de otimização, considerando dia da semana e horário com a melhor taxa de abertura dos e-mails.
·Recipientes: aplique o CRM para definir quais são as listas ou os segmentos que devem receber a campanha.
·Exclusões: analise se alguma lista deve ser excluída a fim de evitar o excesso de mensagens.
·Reenvio: se você vai reencaminhar essa campanha mais tarde avalie se a linha do assunto e o conteúdo serão pertinentes a data agendada.
·Notifique a equipe: os colaboradores envolvidos com o tema da campanha devem ser notificados sobre o seu envio para estarem preparados para atender as possíveis demandas, sejam elas vendas ou apenas prestação de informações. Envie o link da campanha, diga quem é o público e dê-lhes um aviso.
Teste
·Visualização da caixa de entrada: envie um e-mail de teste antes do disparo e revise o conjunto da obra.
·Teste A / B: você está testando sua campanha? Avalie conteúdos x destinatários para checar o que é mais revelante para cada uma das suas listas/segmentos.
Pós-envio
·Analytics: veja o desempenho da sua campanha, analisando a entrega e os resultados de engajamento.
·Atualização cadastral: verifique os e-mails que não receberam a mensagem (endereços eletrônicos errados ou incompletos) e aqueles que solicitaram o cancelamento das mensagens e atualize seu sistema.