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Brasileiros preferem canais tradicionais de atendimento ao cliente

Brasileiros preferem canais tradicionais de atendimento ao cliente

Brasileiros preferem canais tradicionais de atendimento ao cliente

Estudo revela a maioria espera uma solução mais rápida, revela pesquisa

Da Redação

Uma nova pesquisa da Freshworks Inc., uma inovadora global em software de envolvimento do cliente, revela insights e tendências que estão mudando a forma como as marcas no Brasil geram engajamento com o consumidor. O estudo “Novas regras de engajamento do consumidor – Brasil” em parceria com a Toluna, uma provedora líder de insights de consumidor para a economia sob demanda, ouviu mais de mil consumidores em seis estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

A pesquisa revela que 35% dos entrevistados usam dois ou mais canais para alcançar uma marca. Os três principais canais de divulgação usados pelos brasileiros têm 30% de telefone, seguidos de e-mail e mídia social para 27% e 20% dos consumidores, respectivamente.

Por outro lado, a geração do milênio (faixa etária de 18 a 37 anos) está rapidamente adotando o chat como meio preferido para se conectar com as marcas, 70% nesta faixa etária interagiram com um chatbot e mais de 80% desse público estão satisfeitos ou satisfeitos muito feliz com a resposta que eles receberam.

Quase um terço dos entrevistados disseram que esperam que o agente de suporte tenha conhecimento completo do produto ou serviço, 18% querem uma resolução rápida para a consulta e 15% esperam que, se a ligação passar para outro atendente, ele já tenha todo o contexto necessário para que não precisem se repetir enquanto conversam.

De acordo com a pesquisa, os brasileiros consideram mídia e entretenimento, seguidos por empresas de telecomunicações e serviços financeiros para oferecer o melhor suporte no país. Quando questionados sobre as marcas que oferecem o melhor suporte ao cliente, o Banco Do Brasil, Nubank e Apple são as três marcas mais conhecidas.

Os consumidores se preocupam com o longo tempo de espera, apesar do alto uso do telefone como meio de comunicação com as marcas. Mais de 30% dos entrevistados relatam que o tempo mais longo que tiveram para ficar no telefone para resolução é de mais de 30 minutos. Quase 77% disseram que as empresas não os notificam de forma proativa ou acompanham após levantar uma solicitação de suporte. Quando perguntados sobre o máximo de tempo que levaram para ter uma solicitação resolvida, a maioria dos entrevistados disse que demorou de dois a cinco dias por essa conclusão.

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