Por Erica Mendes
Segundo a tabela Birthstones, o quartzo citrino também é a gema dos nativos do mês de novembro, ao lado do topázio. Seu nome deriva da palavra citrus que, em latim, significa cítrico.
Sua composição química contém traços de ferro, resultando na variação de cor do amarelo claro ao laranja amarronzado, passando pelo amarelo-limão. O citrino natural é encontrado, geralmente, em tons de amarelo pálido, já o aquecido possui uma coloração mais avermelhada. A ametista e o quartzo enfumaçado quando aquecidos também ganham a tonalidade do citrino. Na Escala de Mohs, o mineral tem dureza 7.
Conhecida como a gema da fortuna e da esperança, o citrino representa as bodas de 7 anos, rege os signos de gêmeos, câncer, leão, virgem e libra e é recomendado para os negócios, pois acredita-se que ele tem o poder de atrair abundância, dinheiro e sucesso. Essa pedra preciosa está muito ligada ao elemento fogo e ao Sol, sendo indicada também para ser usada no início de um ciclo.
Bom humor
A gema do Sol tem uma inigualável capacidade mística de facilitar o bom humor e de proporcionar sensações de pureza e otimismo, associadas ao sentimento de renovação.
Comunicação
O citrino favorece a comunicação e o entendimento, ideal para aqueles que têm a necessidade de se comunicar com pessoas de diferentes culturas.
Energia
Na antiguidade já era tido como uma grande fonte de energia vitalizadora. Quem carrega uma joia com citrino pode ter o tão desejado equilíbrio emocional e ainda emanar o calor que a pedra inspira, ajudando a energizar o ambiente e as pessoas em volta.
Saúde
Os antigos acreditavam que o citrino favorecia o bom funcionamento dos rins, do sistema digestivo e do coração. Lendariamente, era usado na regeneração da pele e como desintoxicante físico e mental. Nos dias de hoje, é ainda aconselhado para o tratamento de nervo ciático e pâncreas.
Veja na galeria uma seleção dos últimos lançamentos de joias com citrino.