Diversas ações práticas podem ser eficazes; tratar seu cliente como você gostaria de ser tratado é uma delas
Por Manu Berger*
Quando realizo treinamentos ou ministro palestras sobre o mercado de luxo, é comum ouvir uma pergunta dos empreendedores que atuam no setor: é possível ampliar a base de clientes mesmo sem uma estratégia agressiva de marketing que impacte em um alto investimento para a empresa?
Com toda a certeza é possível sim. Ainda que um planejamento assertivo e investimentos em marketing sejam ferramentas importantes na captação de novos consumidores, existem diversas formas de fortalecer os números de vendas apostando em ações práticas, sintonizadas com os novos tempos e, acima de tudo, econômicas.
Um bom exemplo é o atendimento omnichannel. Atualmente, o atendimento para quem vende produtos ou serviço não pode ficar restrito a apenas um canal. A jornada de compra precisa ser um elemento que realmente agregue valor ao objetivo de desejo. Um e-commerce de qualidade, um pós-venda atencioso e, até mesmo, o uso ostensivo do WhatsApp são estratégias importantes nesse processo.
Para que o cliente se sinta cada vez mais como o protagonista de suas escolhas, a elaboração de experiências personalizadas acrescenta valores intangíveis que podem fazer toda a diferença. É importante observar que cada setor possui suas singularidades, por isso, replicar uma ação de sucesso de um setor em outro segmento nem sempre é a garantia da repetição dos resultados.
Outra ação que tem influência direta sobre a ampliação dos níveis de consumo são os investimentos em segurança, quer seja ela física ou digital. Quando os clientes se sentem seguros com os processos de pagamento e têm a certeza de que seus dados são sigilosos e protegidos, a possibilidade de fazer novas compras torna-se muito maior.
Não é demais lembrar quem assim como o conceito de uma marca ou de uma empresa se consolida através dos anos, em alguns casosm através dos séculos, uma clientela ampla também é resultado de um trabalho que requer tempo, paciência e assertividade. Trate seu cliente como você gostaria de ser tratado e os resultados aparecerão.
*Manu Berger é especialista em mercado de luxo, mentora empresarial, CEO do portal Terapia do Luxo e diretora da TdL Agency.