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Como anda o seu Marketing pessoal?

Como anda o seu Marketing pessoal?

Como anda o seu Marketing pessoal?

Saber se vender hoje é o mínimo para a manutenção da sua empresa

Cláudio Riccioppo*

O marketing pessoal envolve uma série de estratégias e atitudes que tem como objetivo fazer com que a imagem pessoal das pessoas seja bem-vista, como um indivíduo que tem potencial e valor agregado. Fazer marketing pessoal não significa mentir sobre si mesmo, mas sim destacar as habilidades, boas características e forças que uma pessoa realmente possui.

Um dos objetivos do Marketing Pessoal é ressaltar no indivíduo as suas características positivas. Fatores como pro-atividade, capacidade de resolução de problemas, potencial de liderança, bom vestuário e imagem positiva, foco, disposição, entre outras características, são colocadas em evidência para que todos saibam que se trata de uma pessoa séria e competente.

Além de evidenciar as boas características, o Marketing pessoal também ajuda a pessoa a se tornar conhecida de forma positiva para mais gente, seja através das redes sociais, ou até mesmo pessoalmente.

Quem é bem-visto, é lembrado

O Marketing pessoal pode servir como um diferencial competitivo para qualquer profissional. Pessoas com uma imagem construída de forma positivamente tendem a construir relacionamentos pessoais, profissionais e comerciais com maior facilidade. Por exemplo: um representante comercial com um bom Marketing Pessoal trabalhado em sua imagem certamente venderá mais do que um profissional cuja imagem é apagada ou malvista, ainda que ambos estejam oferecendo o mesmo produto ou serviço.

Quando há uma competição direta entre profissionais com currículos parecidos, quem investiu em Marketing Pessoal sai na frente.

Construção de autoridade e credibilidade

Já reparou que muitas pessoas estão frequentemente aparecendo nos meios de comunicação, ou suas publicações nas redes sociais contam com um número alto de interações positivas? Essas pessoas gozam de autoridade e da credibilidade do público. Para além de sua capacidade técnica, estes agentes investem de forma consistente em Marketing Pessoal, criando para si uma figura de confiança, carisma e respeito.

Você também pode criar essa imagem para si ao investir em Marketing Pessoal, especialmente com o apoio das redes sociais, em especial LinkedIn, Facebook e Twitter.

Conhecer o público e ser conhecido por ele

Os esforços do Marketing Pessoal não servem apenas para se fazer conhecido, mas também para se fazer conhecer. Quem investe em Marketing Pessoal também precisa saber sobre as predileções, gostos e demandas do público-alvo sobre o qual se deseja criar uma imagem positiva.

Por isso, ao conhecer melhor suas personas, o indivíduo que trabalha o Marketing Pessoal passa a oferecer serviços mais alinhados com suas exigências, tornando-se um exemplo de profissional a ser seguido. O engajamento com o público não pode ser medido em dinheiro, mas os negócios proporcionados por esse engajamento podem.

* Cláudio Riccioppo é Gestor de Carreiras da Ricci RH

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