Motivar ou desmotivar? Esta talvez seja uma das diferenças entre chefes e líderes.
Por Armando Lourenzo
Acho que nós ainda não aprendemos exatamente como motivar as pessoas, mas como desmotivar alguns chefes são campeões. A ideia de saber o que desmotiva as pessoas pode ser um caminho para você mudar sua prática de liderança, ou seja, aprender pelo contraexemplo.
Fiz uma pesquisa com 200 pessoas para identificar o que os chefes fazem para desmotivar as pessoas. Veja só os resultados:
Prometer e não cumprir.
“Delargar”.
Dar prazos irreais para a execução das atividades.
Arrogância.
Egoísmo.
Criar intrigas.
Agenda oculta.
Desrespeito.
Não reconhece as pessoas.
Não ouve.
Somente críticas.
Não dá direcionamento.
Méritos somente do chefe e os problemas da equipe.
Gerencia pelo medo.
Critica as pessoas na frente de todos.
O dono da verdade.
Você concorda com estes fatores que desmotivam as pessoas? Já aconteceu alguns destes fatores desmotivantes com você?
É comum identificarmos chefes que praticam estes fatores e que desmotivam muito a sua equipe de trabalho. As pesquisas indicam que 83% dos gestores (coordenadores, supervisores e gerentes) são desligados pelo comportamento e apenas 17% por falta de conhecimento técnico. A máxima é a de que contratamos pelo conhecimento e desligamos pelo comportamento.
Ter conhecimento muito atualizado é o mínimo que os líderes devem ter, mas a diferença no impacto positivo da sua liderança na empresa e nas pessoas é reflexo direto de suas competências comportamentais.
Infelizmente ainda vejo pessoas preocupadas apenas com conhecimento e nada fazem para melhorar nos seus relacionamentos interpessoais. O foco deve ser o desenvolvimento de competências comportamentais para o exercício da liderança efetiva, mas não esquecendo que ter conhecimentos bem atualizados é o mínimo que se espera da liderança.
Pense no contra exemplo, nestes fatores desmotivantes e transforme-se em um líder melhor.