Aproveite a crise para promover melhorias na empresa
Por Fred Wilson
Quando algo vai mal na empresa, para muitos, o instinto inicial é manter as coisas sob os panos o máximo possível, para evitar desesperos na equipe. Eu diria que é melhor reconhecer a crise e usá-la em vantagem própria.
É difícil trazer mudanças para uma organização, e um momento de crise é perfeito para fazer aqueles ajustes que há um tempo já eram necessários. Uma crise pode criar o cenário e o contexto ideais para fazer isso.
Talvez você esteja no meio de uma crise financeira, provocada por um ambiente hostil para investimento. Talvez você esteja vivendo um tumulto na sua gestão. Talvez você tenha perdido seu maior cliente. Talvez você esteja sendo massacrado por uma notícia falsa na imprensa. Não importa muito a causa da sua crise, o importante é saber que todas podem ser resolvidas com alguma mudança.
Já vi uma empresa do meu portfólio reagir a uma crise financeira fazendo mudanças importantes consideráveis e já atrasadas em seu modelo de negócios e organização. A crise acabou, e a empresa emergiu com bem mais força que antes.
Já vi um empreendedor reagir à perda de vários membros importantes da equipe com uma grande virada na empresa, pivotando o roadmap do produto e operando com um time bem mais enxuto. A companhia se recuperou da perda de seus colaboradores-chave, lançou um novo produto muito bem-sucedido e entrou num caminho de lucros extraordinários.
Tenho muito dessas histórias para contar, porque é a crise que nos traz clareza e foco. Por isso, se você está no meio de uma crise com sua empresa neste momento, pense em usá-la como oportunidade para fazer algumas mudanças. Nunca houve um momento tão propício.
Fonte: Sebrae