Ter um controle de vendas bem planejado ajuda no bom funcionamento e percepção dos processos de uma empresa
Por Clara Lemos
Ter um controle de vendas bem planejado ajuda no bom funcionamento de uma joalheria e faz com que seja mais fácil perceber os pontos positivos no modelo de gestão e o que é preciso melhorar. Para que o controle seja eficiente, é preciso usar ferramentas auxiliadoras, que vão permitir maior agilidade e assertividade no trabalho. Dois softwares que cumprem bem essa função são o CRM e ERP.
O CRM é a sigla de Customer Relationship Management, e possui funcionalidades que auxiliam na rotina de trabalho e gestão comercial. A partir do RD Station CRM é possível acompanhar as métricas das vendas, visualizar o funil de vendas de cada vendedor, anexar a lista de leads, enviar e-mail marketing e acessar estatísticas sobre o processo de vendas, percebendo se ele está sendo promissor ou não.
Já o ERP, sigla de Enterprise Resource Planning, automatiza não só o processo de vendas, mas o integra a outras áreas da empresa como administrativo, financeiro, logística e produção. A partir dele é possível fazer com que as diferentes áreas da empresa caminhem juntas, e permite visão ampla de como os processos são interligados. Além disso, ele faz com que a emissão de notas fiscais e pagamento de impostos seja mais assertiva, evitando possíveis complicações.