Diferente da live commerce, essa ação online de marketing não acontece ao vivo e tem duração de 24 horas. Veja as dicas de como fazer um.
Durante a pandemia, as ‘lives commerce’ dominaram os stories de diversas marcas varejistas, permitindo que o cliente interagisse com a equipe de vendas ao vivo. Inclusive, em sua segunda edição virtual, a FENINJER promoveu a palestra ‘Live Commerce para o varejo: como se preparar’, com a consultora Marcia Croce, que está disponível no Youtube, no canal do IBGM, promotor da feira.
De lá pra cá, outros formatos de ações surgiram nesta importante ferramenta de marketing, que é o story, a fim de fomentar as vendas pelos canais online, como é o caso do chamado ‘story shop’.
O story shop se assemelha a live shop, porém não acontece ao vivo. “Trata-se de ofertas postadas nos stories que valem por 24 horas, ou seja, a mesma duração de uma postagem story”, define Ligia Massabki, autora do curso online ‘Acessórios de Sucesso’ e fundadora da @Pablita, marca online de acessórios criados com materiais de descarte da construção civil.
Em seu canal @pablita.transforma,no Instagram, a empresária deu dicas de como fazer um story shop. Confira:
Etapa 1 – Antecipe a divulgação
Informe seu público com antecedência da ação. “Pelo menos 1 semana antes, comece a fazer postagens sobre o dia que acontecerá o story shop, com ofertas exclusivas e limitadas. Deixe as pessoas ansiosas com o que está por vir”, pontua a empresária.
Etapa 2 – Explique as regras
Defina as regras da ação e as comunique. Aqui, Massabki dá exemplos de informações relevantes que devem ser divulgadas, tais como:
- “Vamos postar somente nos stories os produtos com valores promocionais (não estarão no site)”;
- “Terá somente 01 unidade de cada modelo”;
- “Em cada story terá um caixinha de perguntas. Quem tiver interesse, responda “eu quero”;
- “Terá prioridade na compra a primeira pessoa que responder”;
- “Formas de pagamento: pix e cartão de crédito”.
Etapa 3 – Faça as postagens
No dia e horário agendados, inicie o story shop. “Poste as fotos e/ou vídeos das peças, sempre informando o benefício (R$) de tanto por tanto”. Além disso, “abra uma caixinha de perguntas para as pessoas interessadas responderem”. E por fim, Massabki destaca: “vá postando os stories ao longo do dia, não poste tudo de uma vez”.