Por Gabriel Moura
O Pinterest é uma mídia online de alto alcance e ótimo potencial para compartilhamento, que também pode ajudar as joalherias a venderem mais. Atualmente, mais de 70 milhões de usuários usam a plataforma que tem como proposta organizar imagens, vídeos e conteúdos com interatividade. O Brasil é um dos dez países com o maior número de usuários do Pinterest no mundo e as mulheres predominam. Assim, muitas empresas têm usado essa rede para divulgar seu conteúdo. E você, sabe usá-la para alavancar sua loja? Abaixo, damos algumas dicas.
A primeira é saber como entrar nesse mundo. Crie uma conta profissional para sua marca na plataforma para chegar aos usuários. O Pinterest é um canal onde os usuários podem buscar assuntos e conteúdos de sua preferência. Por isso, é importante saber segmentar o perfil empresarial na plataforma. Nela você pode verificar quais categorias são interessantes para o seu público e sua marca, motivar os usuários a criarem listas de desejos e ativar imagens para visualizações e pins.
O Pinterest trabalha com imagens organizadas em painéis. Com base em seu público alvo, defina temas para seus painéis – no mercado de joias, por exemplo, você pode organizar por temas como tipos de pedras, design, tendência, coleções, cores entre outros. Assim você pode trabalhar com seus clientes e acompanhar seus concorrentes ou pessoas que tenham perfis parecidos.
No Pinterest, o pin é como o “curtir” do Facebook. Assim, você tem de trabalhe com boas imagens, de preferência coloridas, criar posts para atrair mais fluxo para o seu Pinterest, deixando sua marca mais exposta na internet. Se tiver um blog, otimize-o com um botão de compartilhamento “Pin It”.
E seu perfil deve ser atualizado sempre, com novas fotos. Se você usar todos esses recursos e dicas, seus seguidores vão se sentir motivados a criar listas de desejos. E se atente para a descrição de sua empresa no Pinterest para aumentar o tráfego e criar Boards para que sua marca se torne uma referência.