Confira as dicas para potencializar as vendas desse final de ano
Por Adolfo Ifanger
2020, o ano em que entrará para a história de todos nós, está chegando ao fim. Para o comércio, como vender mais no Natal 2020 desponta como um desafio a ser superado.
As compras na Black Friday (agora no fim deste mês de novembro) dirão muito a respeito do que esperar do Natal. O sentimento é positivo, e a época do fim de ano promete ser tão movimentada quanto em anos anteriores, sendo a oportunidade perfeita para aquecer o comércio em um ano regado a novos desafios.
1. Se adapte ao clima natalino
A primeira dica é um tanto óbvia, mas tão importante que sempre vale a pena falar a respeito. O Natal é recheado de elementos marcantes que fazem dessa data algo tão especial no imaginário popular. Da decoração às músicas características, procure adaptar o seu negócio ao clima natalino, explorando os apelos de nostalgia e esperança por um ano melhor que sempre nos seduzem em dezembro.
Tenha sempre em mente que estamos vivendo em uma pandemia, o que requer que a sua loja conte com uma estrutura apta a cuidar dos funcionários e clientes. Espalhe frascos de álcool gel, papel toalha, mantenha uma rotina de higienização das cestas de compras, determine um limite de pessoas por vez dentro da sua loja (evite aglomerações), e deixe claro a obrigatoriedade do uso da máscara.
Enquanto você, querido(a) leitor(a), lê a este artigo, uma segunda onda de mortes se alastra pela Europa e Estados Unidos, e não queremos que essa segunda onda nos afete justamente durante a época de fim de ano, não é mesmo?
2. A importância de um bom atendimento
Seja em lojas físicas ou online, prestar um bom atendimento na época de Natal é fundamental. Afinal de contas, esta é uma época marcada por confraternizações e presentes. Garanta a melhor experiência para o consumidor. Se necessário, aumente a sua equipe de atendimento e aposte em treinamentos coletivos para lidar com o grande volume de clientes que o seu negócio pode receber.
3. Ofereça promoções natalinas e vantagens
Uma boa dica é colocar à venda os produtos mais vendidos do ano, a preços especiais e condições de pagamento irresistíveis. Tudo isso precisa estar no seu planejamento financeiro, a fim de evitar prejuízos.
Ofereça promoções reais e vantagens aos clientes. Mais formas de pagamento, brindes, frete grátis para compras acima de X, vouchers para futuras compras, clube de fidelização. As opções são muitas, bastando você escolher as que melhor se encaixem no seu planejamento financeiro.
4. Capriche na divulgação
As redes sociais são as melhores formas de divulgar sua campanha natalina. Capriche nos posts, abrace a nostalgia que o clima de Natal promove em todos nós. Os seus posts podem ser alegres – um contraste em meio a um ano tão turbulento -, conter mensagens de esperança e destacar os produtos em promoção.
Utilize também os anúncios pagos do Google Adwords, e-mail marketing e uma landing page (se possível). Se tiver dúvida, contrate uma boa agência.