Um bom planejamento é importante para não perder o foco e vender mais
Por Galleger Ilhe
Com o início de um novo ano, chegou a hora de planejar tudo para os próximos 12 meses da sua loja virtual. Uma das grandes oportunidades de faturar mais são as datas comemorativas no e-commerce.
Esses dias especiais são fundamentais para impulsionar as vendas do comércio eletrônico. Por isso, explorar essas datas é quase uma obrigação e irá fazer toda a diferença nos seus resultados.
Sendo assim, um bom planejamento é importante para não perder o foco e vender mais nesses dias. Mas antes de iniciar, vale a pena levar em consideração algumas dicas que separei:
Antecipe o planejamento das ofertas
Se você costuma pensar as campanhas de Natal apenas no mês de dezembro, está na hora de mudar esse comportamento. Ao deixar tudo para resolver na última hora, você pode ter dificuldades para criar algo com qualidade, rapidez e que causa grande impacto.
O ideal é planejar tudo no início do ano. Pode parecer cedo demais, mas ao longo do ano você ficará ocupado com outras campanhas e acabará deixando tudo para a última hora. Além disso, com a campanha recém-concluída ficará mais fácil identificar erros e corrigi-los, bem como melhorar alguns pontos com o objetivo de ter resultados mais satisfatórios.
Mapeie datas do seu segmento
Além de oferecer os produtos focados nas datas comemorativas do e-commerce, você pode mapear dias não tão lembrados, mas que fazem todo sentido para o segmento que atende. Uma loja de produtos para pets, por exemplo, pode criar ofertas no Dia Mundial do Cachorro.
Naturalmente alguns meses são mais fracos e representam queda no faturamento dos e-commerces em geral. Criar e investir em uma semana especial com descontos atrativos pode movimentar a loja e reverter o cenário negativo das vendas do mês.
Ofereça produtos de acordo com a data
Dentro do seu segmento é possível explorar subnichos para faturar mais. Uma loja de roupas para bebê, por exemplo, pode aproveitar o Dia das Mães para produzir peças no estilo tal mãe, tal filho a fim de impulsionar as vendas da loja na data.
Em dias que impactam o segmento de moda, como o Réveillon, vale acompanhar a tendência e criar peças brancas para esse dia, aproveitando que poucas lojas para crianças criam coleções exclusivas pensando nessa comemoração.
Pense no comportamento do cliente
É preciso pensar no comportamento do público ao planejar as datas comemorativas no e-commerce. Isso porque muitas vezes as ofertas podem te ajudar a faturar mais.
Um bom exemplo é o Dia das Crianças, nessa data é bem comum as pessoas comprarem mais do que apenas um presente, pois há sempre um filho, um sobrinho e mais alguma outra criança para presentear. Nesse sentido, oferecer um desconto progressivo, incentivando o consumidor a comprar os demais presentes com você é uma chance de faturar mais.
Já no Dia das Mães, uma ideia é ofertar um brinde se o cliente fechar a compra a partir de um determinado valor. Dessa forma, o consumidor ficará tentado a conquistar o brinde para a mãe e você poderá aumentar o ticket médio das suas vendas.
Crie ofertas realmente atrativas
A concorrência no meio digital está cada vez mais alta. Por isso, nas datas comemorativas do e-commerce a competição vai ser ainda maior. Para não ficar para trás, crie ofertas que atraiam consumidores e se destaquem diante dos concorrentes.
Uma das datas comemorativas mais importantes para e-commerces é a Black Friday, dia que promete sempre preços baixos e conquista muitos consumidores exatamente por essa chamada. Então, oferecer preços realmente atrativos é crucial para ser bem sucedido nessa campanha, já que o cliente estará à procura das melhores ofertas.
Sendo assim, vale lembrar sobre a necessidade de se antecipar no planejamento, já que com antecedência você também conseguirá negociar com fornecedores e oferecer a seus clientes preços mais competitivos.
Utilize as datas para se relacionar
Aproveite e envie mensagens de relacionamento nas datas comemorativas do e-commerce. Mais do que receber ofertas, o cliente deseja se conectar com sua empresa e esse contato em dias especais demonstram os valores da sua marca, gerando identificação dos consumidores.
A data de aniversário do cliente também é um dia especial para ele, uma oferta exclusiva nessa data pode conquistá-lo. A maioria das plataformas já contam com disparos de e-mail marketing para os aniversariantes. Dessa forma você não terá trabalho nenhum e ainda ganhará a simpatia do cliente.
Crie expectativa no cliente
Antes da data, já avise seus clientes que ofertas especiais estão perto de acontecer. Na Black Friday, por exemplo, uma das datas comemorativas mais importantes do mundo virtual, você pode criar uma espécie de contagem regressiva, gerando expectativa no cliente que irá procurar seu site nesta data.
A estratégia de aquece com ofertas antecipadas também pode despertar o interesse do consumidor antes do dia da promoção. Mas procure guardar as suas melhores jogadas para o dia da Black, as vendas costumam ser maiores na sexta-feira.
Invista em marketing digital
O investimento em mídias sociais durante as campanhas de datas comemorativas do e-commerce é fundamental. Além de utilizar de materiais orgânicos para as publicações nas redes sociais, vale a pena colocar no ar campanhas pagas, elas irão gerar tráfego no seu site, levando mais usuários para conhecer suas ofertas.
Outra boa dica é o disparo de e-mail marketing. Se você tem uma base de contatos que já compraram na sua loja virtual ou já interagiram com sua empresa de alguma forma, vale avisá-los sobre as promoções que estão ativas no site, esse é um material que tem baixo custo e pode gerar alta conversão.
Faça alteração no design
Para chamar atenção dos consumidores que acessarem seu site, adapte as artes do e-commerce para layouts que acompanhem a data comemorativa. Isso já garante que o usuário irá observar que há promoções exclusivas para a data.
As mudanças nas redes sociais e até nas categorias do site também devem impactar o olhar dos clientes. Essa é uma forma simples de comunicar para seu público sobre boas oportunidades de compra.
Esteja com a estrutura preparada
Se você deseja vender mais nas campanhas de datas comemorativas do e-commerce, deve estar preparado para possíveis mudanças na estrutura e operação da loja.
Imagina triplicar os acessos da loja e durante a campanha seu site sair do ar? Depois de tanto planejamento e expectativa ninguém quer que isso aconteça. Portanto, fique atento ao seu servidor e sua plataforma. Garanta que eles irão suportar todos os acessos sem nenhum problema.
Outro ponto que deve ser avaliado é a operação. Os pedidos precisam ser embalados e entregues no prazo sem que a qualidade do atendimento seja prejudicada. Essa maestria será fundamental para conquistar os clientes para demais campanhas de datas comemorativas que seu e-commerce irá realizar.