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Dicas de como melhorar a liderança

Dicas de como melhorar a liderança

Dicas de como melhorar a liderança

Ser um bom líder requer muito amadurecimento pessoal e profissional, mas algumas práticas podem favorecer a gestão de pessoas

Negócio foto criado por senivpetro – br.freepik.com

Em um ambiente profissional, é papel do líder saber gerir e direcionar a sabedoria e habilidades dos profissionais de sua equipe em prol do sucesso da empresa. Além disto, para além da construção de relações, a liderança é pautada pela definição de processos a partir de métricas que moldam o resultado de uma gestão efetiva.
Alcançar a liderança requer amadurecimento – pessoal e profissional -, e discernimento para lidar com pessoas. No entanto, apesar de não ser uma tarefa fácil, existem algumas práticas que podem melhorar a capacidade de liderança.

Tenha um objetivo claro
Defina objetivos claros e bem embasados para transmitir à equipe. É preciso que cada colaborador conheça o seu papel e saiba o que deve ser feito, incluindo prazos e ferramentas a serem utilizadas para a realização do trabalho.
Como líder, é importante definir métricas, acompanhando o desempenho do time e o surgimento de impedimentos que possam inviabilizar o andamento das atividades. No caso de possíveis falhas, converse individualmente com o(s) colaborador(es) para entender qual apoio pode ser ofertado para que a
produtividade aumente.

Invista em comunicação e dê feedbacks
A chave para uma boa liderança é a comunicação. Estabeleça diálogos frequentes e empáticos que visam solucionar possíveis contratempos. Ademais, é importante demonstrar que o trabalho está sendo desenvolvido conforme o esperado e quais são os pontos a serem melhorados (ou mantidos). Por isso, dê feedbacks constantes.

Motive os seus colaboradores
Não basta poder contar com profissionais extremamente gabaritados se eles não têm motivação. Neste quesito, avalie o perfil da sua equipe para traçar as melhores táticas de motivação, para além da oferta de bônus por produtividade. Aqui, os valores da empresa fazem a diferença para a manutenção do engajamento.

Atualize os seus conhecimentos e escute mais
Todos da equipe devem ter uma meta contínua de aprimoramento de suas habilidades e atualização de seus conhecimentos e isso se aplica também ao líder. Somado a isso, um dos pontos de atenção de um líder – que almeja manter um ambiente de trabalho tranquilo – é ser humilde, saber ouvir e ter a iniciativa de sempre procurar informações quando se deparar com dificuldades.

Lidere pelo exemplo
Liderar pelo exemplo é uma das maiores qualidades de um líder. Assuma responsabilidades, transmita confiança, tenha uma escuta ativa e lute pela melhoria de condições da sua equipe. Ser reconhecido pelos profissionais que dependem das suas decisões, garante que o respeito faça parte do ambiente de trabalho.

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