Ideias para usar nas redes sociais e aumentar a interação com sua marca
Por Luis Carlos Weber
1. Crie um design único para o avatar e a capa do perfil de todos canais de redes sociais
Ter um design exclusivo do avatar (a foto do perfil), e da capa usados nas redes sociais seguindo a identidade visual da marca faz com que os usuários identifiquem com muito mais facilidade a mensagem da empresa em todos os canais digitais onde ela esteja presente. Procure empregar imagens clean, simples e objetivas, nada de poluição visual, use no máximo duas fontes (fontes são tipos de letras), de maneira que a peça tenha harmonia e seja de fácil leitura e identificação.
2. Tente ao máximo fazer publicações com banners – peças gráficas – pelo menos uma vez por dia
Nas redes sociais a frequência e a consistência valem muito e geram cada vez mais interação dos usuários. O negócio consiste em produzir informação de qualidade e confiável – nada de fake news – para que os usuários possam se beneficiar do conteúdo produzido pela sua marca e com isso passem a confiar nela como uma fonte segura de informação, mesmo que essa informação seja focada em diversão. E neste quesito, gerar informação relevante e consistente, o design ocupa um papel fundamental, através de cases bem elaborados você evita que os seguidores fiquem saturados e acabem encontrando outras fontes de informação e diversão mais dinâmicas e divertidas.
Uma dica valiosa aqui: O próprio Facebook diz que usuários de redes sociais não gostam de publicações que os façam ter que despender muito esforço mental =D, eles preferem publicações que sejam divertidas e rápidas de serem ‘processadas’, então, nada de espremer o ‘Tico e Teco’ dos seus seguidores, ok? Eles odeiam isso. Há menos que sua empresa seja uma corretora de valores falando com investidores ou coisa do tipo, aí a conversa muda…
Explore a paleta de cores da sua identidade visual criando peças divertidas e informativas, de maneira clara e leve. Seus seguidores vão adorar.
3. Você precisa ter um padrão bem definido para cada tipo de mensagem que pretende passar
Por exemplo: Crie layouts diferenciados – mas ainda seguindo o seu manual de identidade visual, ok? – para banners com avisos, fotos de produtos e ainda para as famosas ‘frases de efeito’.
Procure se inspirar nos grandes, você por acaso conhece uma empresa chamada NuBank? Então, qual é a cor predominante deles? Como eles usam essa variedade de banners e fotos e vídeos? Você tem dificuldade para ler e entender as mensagens deles? Sacou qual é a ideia por trás de tudo isso? Padronização, mas sem engessamento, tem que ser leve, divertido, fluído e consistente.
4. Nunca se distancie das regras de utilização do seu manual de identidade visual, respeite aqueles padrões
Se você realmente quer que as pessoas memorizem a sua marca, então siga e mantenha-se dentro do combinado da sua ID Visual. Se sua marca tem a predominância de cores quentes, não invente de publicar ela sobre um quadro azul, parecido com aquele azul horroroso do Facebook. Tenha atenção à:
Aplicação em fundo colorido, aplicação secundária, aplicação em fundo escuro, tipos de fontes…
A intenção aqui é fazer com que as pessoas identifiquem sua marca com rapidez e facilidade.
5. Deixe que as pessoas conheçam a cultura da marca
Criar conexões emocionais com o público ajuda a aumentar a interação com a sua marca. E uma forma de criar essa conexão emocional é mostrando a cultura da empresa, o que ela pensa sobre determinados assuntos de interesse do público? Qual é a sua verdadeira missão (seja direto e claro aqui, nada de discursos complicados). E não esqueça, use o design de forma criativa para demonstrar tudo isso.
Se a sua marca ainda não explora o poder das redes sociais com uma estratégia de marketing digital e um bom projeto de design, dificilmente conseguirá se conectar com o público certo para gerar mais negócios.
Então, não perca mais tempo, comece com a padronização das suas publicações em todos os canais de redes sociais onde sua marca mantém perfis, os resultados não aparecem da noite para o dia, mas a evolução é certa e constante.