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E-commerce: oito novidades para ficar de olho em 2024

E-commerce: oito novidades para ficar de olho em 2024

E-commerce: oito novidades para ficar de olho em 2024

De soluções que vão do marketing ao pagamento, a tecnologia permeia diversas áreas do planejamento de um negócio de venda online

Imagem de ijeab no Freepik

Muitas foram as novidades que surgiram ao longo de 2023 nas áreas de marketing, digital e tecnologia. E a tendência é de que a tecnologia ocupe cada vez mais espaço na vida dos consumidores. Diante deste cenário, como adequar o seu negócio às novas realidades no planejamento de 2024?

Em um recente artigo para o E-commerce Brasil, a gestora de marketing institucional do Pagar-me listou 8 tendências que podem ser incorporadas ao seu empreendimento.

1) Vídeos e experiência do consumidor

Não é de hoje que o conteúdo em vídeo desponta como uma tendência para o e-commerce. Mas, até o momento, ele era muito atrelado às redes sociais, como Instagram, com os formatos de stories e reels, TikTok e YouTube. Agora, já é possível inserir o formato diretamente no seu e-commerce, por meio de plugins, quebrando a barreira de o consumidor não conseguir ver detalhes do produto antes de a mercadoria chegar à sua casa.

Trata-se de um recurso para melhorar a experiência de compra do cliente, sanar dúvidas e gerar valor, destacando detalhes e acabamentos do produto. Além disso, é uma estratégia efetiva para reduzir os pedidos de devolução por arrependimento, considerando que você está munindo o cliente com muito mais detalhes e informações do produto.

Então, foque seus esforços no uso de vídeo dentro do seu próprio e-commerce. Capriche nas produções e, claro, não se esqueça de fazer boas fotos e descrições de produtos informativas para acompanhar o material audiovisual.

2) Inteligência Artificial (IA) generativa

A IA generativa, como o ChatGPT e A Midjourney, são tecnologias baseadas em algoritmos e capazes de criar conteúdo original de forma autônoma. Em 2023, esse foi um dos assuntos mais comentados no mercado. Mas o seu negócio está realmente aproveitando o potencial dessa ferramenta para otimizar processos e a experiência de compra do seu cliente?

É possível gerar textos e imagens com essas ferramentas, otimizando recursos e tempo da sua equipe na gestão do seu negócio. Mas, para além de criar descrições atrativas dos produtos, em um futuro próximo, poderemos ver esse tipo de inteligência fazendo sugestões para clientes e refinando a experiência de compra.

Um case de sucesso já em prática disso é o site da Amazon nos Estados Unidos, que faz um compilado de informações das avaliações de outros clientes para entregar uma resposta ponderada mais enxuta para os usuários a respeito da qualidade daquele produto, sinalizando que se trata de um material produzido por IA e que ainda precisa ser aprimorado.

Outros usos que podem ser dados à IA generativa são:

  • produção de artigos, e-mails e outras comunicações em texto;
  • produção de fotos de produtos em outros contextos – a Chilli Beans já tem um case de sucesso de uma campanha toda feita com IA;
  • otimização de campanhas de mídia paga;
  • prevenção à fraude;
  • manuseio de dados, produção de relatórios e análises completas para otimização de recursos, melhora no tempo de resposta e atendimento consultivo.

3) Realidade aumentada

A Realidade Aumentada já é palpável em muitos e-commerces no Brasil, ajudando os negócios que dependem de o consumidor visualizar os itens aplicados no contexto ao qual será inserido. Na indústria da moda, por exemplo, os clientes podem provar as peças no corpo, tornando a compra mais assertiva.

Portanto, ela tem um enorme potencial para agregar em diferentes modelos de negócios e aprimorar a experiência das pessoas nesse contato com as marcas.

4) Refinamento da estrutura logística

Uma das principais dores dos consumidores ao comprar online são os prazos de entrega e os atrasos. Levando em consideração o imediatismo das redes, um grande desafio do mercado é encurtar essa jornada de entrega para uma maior satisfação dos clientes.

Nesse sentido, a entrega no mesmo dia é uma tendência que chama a atenção no gosto dos consumidores. Segundo o Statista, o mercado de entrega no mesmo dia deverá valer US$ 14,9 bilhões em 2024.

Amazon e Mercado Livre já despontam com essa novidade no Brasil. Mas a tendência é de que os demais e-commerces precisem se adequar a essa demanda do mercado para se manterem competitivos.

Outra tendência no que tange à logística é o refinamento da cadeia logística com auxílio de machine learning. Essa tecnologia, que aprende conforme o uso, já é largamente empregada em sistemas antifraude, e a tendência é de que se expanda para a logística, fazendo análises preditivas para prevenir a ruptura de estoque.

Ela também pode ser aplicada na roteirização inteligente, melhorando a eficiência das entregas e reduzindo custos de transporte. Além disso, a personalização das rotas de entrega com base em dados históricos e em tempo real pode contribuir significativamente para a satisfação do cliente.

5) Pagamentos invisíveis

Os pagamentos invisíveis, aqueles que acontecem de forma tão orgânica no fluxo da transação que são quase imperceptíveis ao cliente, têm sido discutidos por algum tempo, especialmente após a pandemia, e agora despontam como uma forte tendência para 2024.

Pagamentos recorrentes, pagamentos por aproximação (RFID ou NFC), compra com um clique, tags veiculares… Essas são algumas das aplicações dos pagamentos invisíveis que já estão consolidadas no mercado, com perspectiva de ampliar o número de adeptos e a aceitação em diversos estabelecimentos.

Ainda seguindo essa tendência, uma novidade que promete crescer é a possibilidade de realizar pagamentos apenas com o reconhecimento facial.

Esse tipo de pagamento imperceptível cria uma experiência de compra muito mais fluida e sem atritos para o consumidor, tanto em compras físicas quanto em transações não presenciais.

O grande desafio para que essa tendência se consolide são as questões relacionadas à segurança. É crucial que os consumidores se sintam seguros ao adotar essas inovações, e os participantes do mercado precisam estabelecer um ecossistema verdadeiramente seguro, protegendo a identidade e o uso dos dados dos consumidores, além de garantir proteção contra fraudes e roubos.

6) Segurança de pagamentos: 3DS e tokenização

Falando em segurança, fortes tendências para 2024 são o crescimento e a consolidação das tecnologias de 3DS e tokenização de bandeiras como camadas adicionais de segurança para as transações não presenciais.

O 3DS, ou Three Domain Secure, é um protocolo de segurança que visa autenticar o titular do cartão durante uma transação online. Ele adiciona uma camada extra de proteção, fazendo uma dupla validação para autenticar a compra.

Essa tecnologia evoluiu ao longo dos anos, tornando-se mais eficaz na prevenção de fraudes, ao mesmo tempo em que busca oferecer uma experiência de compra mais fluida para os usuários. Na versão atualizada do 3DS, a verificação é realizada por meio de mecanismos como tokens, SMS, Face ID e, até mesmo, autenticações silenciosas.

A tokenização de bandeira, por sua vez, é uma abordagem inovadora para proteger as informações do cartão. Em vez de transmitir o número real do cartão, um token, que é uma combinação alfanumérica aleatória, passa a representar os dados do pagamento. Isso significa que, mesmo se os dados forem interceptados, eles não podem ser utilizados para realizar transações fraudulentas.

O token só pode ser usado quando combinado a um criptograma, que é liberado pela bandeira e pelo emissor do cartão. O criptograma é uma espécie de chave de uso único para o token, ou seja, é trocada a cada transação.

Dessa forma, a tokenização oferece uma camada adicional de segurança, reduzindo significativamente os riscos associados ao armazenamento e à transmissão de informações sensíveis.

Empresas e consumidores estão cada vez mais conscientes da importância de adotar medidas proativas para proteger suas informações financeiras. A implementação dessas tecnologias não apenas atende a essa demanda crescente por segurança, mas também fortalece a confiança nas transações online.

7) Retail Media

O Retail Media consiste em uma estratégia de mídia paga na qual plataformas de compra, como grandes marketplaces, abrem espaços publicitários estratégicos para que outras marcas promovam seus anúncios. Assim, as marcas têm a oportunidade de impactar os clientes em um ambiente no qual já estão naturalmente inclinados a realizar uma compra. Essa abordagem capitaliza a atenção do consumidor no momento certo, funciona como uma troca comercial ganha-ganha entre os marketplaces e os demais lojistas e, ainda, cria uma fonte de dados muito rica para entender os hábitos de compra e otimizar campanhas em tempo real.

Vale destacar que, com o fim dos cookies de terceiros, esse é um aspecto interessante, tendo em vista que são coletados dados primários. Essa vantagem ocorre de maneira ética, visto que os consumidores já concederam seu consentimento ao aceitar as políticas de privacidade durante o cadastro.

8) Autoatendimento interativo

No momento de comprar online, o consumidor tem à sua disposição uma infinidade de ferramentas de busca, comparação e avaliações. Nesse sentido, é importante fornecer o máximo de informações pertinentes na descrição do produto, garantindo que não restem dúvidas em relação à compra. Caso contrário, o consumidor pode acionar a sua equipe de vendas – e se frustrar, caso tenha que esperar o horário de atendimento, não podendo finalizar a compra no momento mais oportuno para ele ou, ainda, buscar a informação na concorrência e também encontrar por lá condições mais atrativas.

Portanto, uma tendência importante para 2024 é deixar cada vez mais self-service o processo de compra no ambiente virtual. Isso significa que você deve enriquecer o seu site com tudo que o cliente precisa para uma tomada de decisão assertiva, incluindo tecnologias já mencionadas anteriormente no artigo. É o caso dos conteúdos em vídeo e da realidade aumentada e, ainda, calculadora de medidas ou provador virtual, catálogo de cores e outras possibilidades de personalização e quaisquer conteúdos adicionais que possibilitem ao cliente tomar a decisão de forma independente.

Por fim, a executiva ressalta que “ao explorar as novidades, é fundamental ponderar sobre sua aplicabilidade ao seu negócio, evitando a ansiedade de promover mudanças abruptas em sua estrutura. A consistência e uma abordagem estratégica são os pilares para a construção de um negócio duradouro e bem-sucedido”.

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