Público revela que assistir a um vídeo sobre um produto é importante para seu processo de tomada de decisão
A recente pesquisa “Consumer Insights for the 2021 Holiday Shopping Season survey“, conduzida pela Outbrain, aponta que os consumidores com idades entre 18 e 35 anos são mais propensos a aumentar seus orçamentos nesta temporada de final de ano em comparação com outras faixas etárias. Já os clientes com mais de 56 anos, de acordo com o levantamento, têm mais probabilidade de manter os mesmos hábitos de consumo.
Decisões de compra baseadas em vídeos
A pesquisadora entrevistou mais de 8.000 consumidores em países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Alemanha, França, Itália, Espanha e Israel. Entre os dados, descobriu que a velocidade de entrega agora está no topo da lista de expectativas do consumidor. Globalmente, 52% dos consumidores classificaram o tempo de entrega como um fator de influência em suas decisões de compra. Isso foi seguido por 38% dos entrevistados valorizando frete grátis ou com desconto. Ao tomar decisões de compra, porém, as pessoas globalmente são movidas por certos valores de marca. Entre elas, 54% valorizam a acessibilidade ou disponibilidade da marca, seguido pela sustentabilidade (47%) e marcas que apoiam negócios locais (43%).
Globalmente, 61% dos consumidores identificaram que assistir a um vídeo sobre um produto é importante para seu processo de tomada de decisão. Além do vídeo, 45% identificam os anúncios deslizantes como o tipo de anúncio mais envolvente ao navegar online.
“Essas descobertas são, em última análise, um manual de crescimento para varejistas e outras marcas DTC à medida que entramos na época mais movimentada do ano”, disse Ayal Steiner, vice-presidente de publicidade global da Outbrain. “Os resultados ajudam a aprimorar os segmentos de clientes de alto valor, entender as experiências de anúncios que têm o melhor impacto, como vídeo e carrossel, e a refinar as mensagens para atender às necessidades do consumidor, como velocidade de entrega”.
Black Friday
No ano passado, 71% dos consumidores em todo o mundo também compraram um produto fora de seu mercado doméstico. Segundo a pesquisadora, trata-se de uma tendência que deve continuar na temporada de compras de fim de ano. Além disso, o levantamento revela que 57% dos consumidores globais só começam a planejar suas compras na Black Friday alguns dias ou até duas semanas antes.
“Há uma oportunidade real de romper fronteiras geográficas e atingir clientes em todo o mundo. As marcas precisam aproveitar as vantagens dos preços eficientes em setembro e outubro para cultivar seu público global e impulsionar a consideração da marca antes dos principais períodos de compras de fim de ano”, acrescenta Steiner.
Dados do mercado dos Estados Unidos:
36% dos consumidores planejam fazer compras apenas online neste período de festas, enquanto 55% planejam realizar compras online e na loja;
66% dos consumidores preferem ter informações sobre uma marca antes de fazer uma compra na Black Friday. A qualidade do produto (48%) e a acessibilidade (58%) são outros fatores importantes que os clientes consideram ao experimentar novas marcas;
52% dos consumidores só começam a planejar suas compras na Black Friday com até duas semanas de antecedência.