Ferramenta audiovisual tem baixo investimento e ainda é pouco explorada pelas marcas de moda e do luxo
Por Erica Mendes
A popularização das mídias sociais trouxe à tona os chamados Fashion Films, ou seja, filmes de curta-metragens que carregam uma atmosfera conceitual e artística para o universo da moda e do luxo. E um boletim sobre o tema publicado pelo Sebrae Inteligência Setorial em maio deste ano, aponta que a utilização de tecnologias da imagem como essa tem significativo impacto nestes mercados e na sua relação com o público. Em essência, os Fashion Films são usados como recurso para consolidar o posicionamento e transmitir aos espectadores a espiritualidade e o estilo da marca.
É claro que eles não são novidade, mas estão ganhando cada vez mais espaço por terem um apelo mais conceitual e menos comercial; os temas são livres e ousados sem a necessidade de seguir tanto os padrões de moda; e toda a produção ter foco na imagem a ser transmitida, além é claro de contarem uma história.
Quando bem produzidos, os Fashion Filmes ajudam a conquistar o público, que está cada vez mais exigente e pedindo mais conceito e menos modismo; ganham visibilidade através das redes sociais; e criam um vínculo mais forte com o consumidor por serem interativos.
Apesar de não serem campanhas publicitárias e nem tampouco longa-metragens, os Fashion Films utilizam ferramentas audiovisuais, roteiros, figurinos e técnicas de fotografia e cinema. Especialistas da área acreditam que a inspiração deste tipo de comunicação nasceu a partir do mercado de luxo, especialmente com as campanhas de perfumes de grifes estreladas por pessoas renomadas dentro e fora das passarelas.
Para que serve um fashion film?
Para complementar as estratégias de divulgação e vendas da marca. Para um pequeno negócio, o fashion film pode ser uma ótima estratégia, por exemplo, para mostrar o conceito de uma nova coleção com um investimento mais baixo. E no Brasil este tipo de vídeo ainda está crescendo, pois ainda são poucas as marcas que consideram esta ferramenta em seu portfólio de comunicação.
O que precisa para fazer um fashion film?
É claro que este trabalho precede de bons profissionais qualificados, mas é importante que você esteja atento a alguns cuidados como:
· Aspectos técnicos: a produção de um material audiovisual requer o conhecimento de quem é o consumidor da marca.
· Linguagem: a escolha deve ser por aquela que melhor comunica com o perfil do cliente da marca.
· História: deve conter elementos que remetam ao universo sensorial, simbólico e ao produto vendido atrelado a uma narrativa que conte uma história com começo, meio e fim.
Quais os diferenciais de um Fashion Film em relação à filmagem de um um making of ou até mesmo de um desfile?
Considerando que o Fashion Film tem como objetivo mostrar a atmosfera da coleção, ele permite ‘liberdade poética’ para ser filmado onde o roteirista achar melhor; não precisa, necessariamente, mostrar todos as peças da coleção; não demanda de uma equipe e produção robusta; e tem como foco o conceito da marca.