Mudanças de política do Google e da Apple farão como que os cookies não possam mais ser usados sem a permissão do internauta. Veja como adaptar seu negócio online reduzindo a dependência deles
Por Guilherme da Luz *
Se você tem um site de e-commerce, é muito importante saber sobre as mudanças de política do Google e da Apple em relação aos cookies, porque elas terão um impacto significativo na forma como você apresenta seus produtos e serviços online. Entenda:
O que são cookies?
Cookies fazem parte da nossa interação cotidiana com a internet e já estão em ação desde o início dos anos 1990, com a popularização dos computadores e do acesso à internet. Basicamente, eles servem para guardar informações que são usadas para que websites, apps, plataformas e outros recursos consigam identificar visitantes e usuários e as suas preferências. Assim, cookies são essenciais para permitir a personalização das páginas para de acompanhar os gostos e o perfil de quem acessa recursos online.
Eles ficam nos dispositivos dos usuários e guardam as ações deles para, assim, facilitar a navegação quando retornam às plataformas, redes sociais, websites, apps, entre outros.
Como os cookies afetam a privacidade dos usuários
Tudo tem um custo, e um dos maiores preços da agilidade proporcionada pelos cookies é que eles prejudicam a privacidade dos usuários. É por isso que cada vez mais pessoas limitam o uso de cookies e usam ferramentas para aumentar a privacidade online, como software VPN (em opções de VPN para Windows, Mac, entre outros dispositivos e sistemas). Como eles ficam salvos no dispositivo do usuário e armazenam informações pessoais (como histórico de navegação, de buscas, entre outros), os cookies identificam suas atividades online e suas ações na internet em diversos âmbitos.
Para regulamentar a ação dos cookies e como eles são utilizados, houve uma série de legislações adotadas nos países da União Europeia e também aqui no Brasil, com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que estabelecem diretrizes para o uso de cookies e outros mecanismos de rastreio das ações dos usuários, além do modo como informações pessoais devem ser coletadas, armazenadas, disponibilizadas e protegidas.
As principais mudanças no uso de cookies
Agora, recursos como cookies não poderão ser usados sem que o usuário permita ou concorde, e as plataformas, websites e empresas agora precisam informar aos internautas como as informações deles são coletadas e usadas.
Essas são as ferramentas que ajudam a identificar, rastrear e personalizar os usuários. Agora, com as novas legislações em vigência, o compartilhamento de dados pessoais dos usuários com empresas e apps será impactado por vários fatores limitantes, o que gera um impacto positivo para a privacidade das pessoas, mas gera desafios para empresas.
Nesse sentido, os usuários terão muito mais poder de decisão sobre o uso de cookies e como eles são ajustados em seus dispositivos. O objetivo principal é criar uma forma mais ética, transparente e responsável de lidar com os dados coletados das pessoas.
Como adaptar seu negócio online
Como essas gigantes (Google e Apple) dependem em grande parte de publicidade (feita com os bancos de dados que elas compartilham com terceiros, como empresas e pessoas que anunciam em suas plataformas), o impacto financeiro pode ser imenso não só para elas, mas também para qualquer pessoa com negócios online.
Então, se você faz negócios online, a melhor estratégia é abandonar gradativamente o uso e a dependência de cookies. Você pode adotar algumas ações para isso:
- Crie sua própria database: tenha sua própria comunidade e invista em data generation para coletar informações dos seus usuários e clientes (com recursos como newsletter, por exemplo);
- Estabeleça um programa de fidelidade: um programa de fidelidade ajuda a melhorar o engajamento dos clientes, e você pode adicionar recursos como programa de referências;
- Invista nos clientes que você já tem: crie relações fortes com seus clientes e ofereça experiências que valorizem o tempo, o dinheiro e a preferência deles;
Crie conexões offline: o mundo virtual é essencial, mas criar relações com seu público que não estejam limitadas à internet também é fundamental.
E, claro, é imprescindível seguir o que a lei determina em relação às informações e aos dados pessoais dos usuários.
*Guilherme da Luz é especialista em Organic Search pela Quinstreet Brasil (Nasdaq: QNST). Sua experiência de 15 anos contempla trabalhos com marcas online e offline como Google, Microsoft, Benetton, BBC, Avon, Heineken, Mars, Jaguar, Sotheby’s, entre outras. Tem contribuído na adaptação de campanhas publicitárias internacionais para o Brasil (Transcreation). Artigo para Ecommerce Brasil.