FENINJER+

Google Ads na preparação para a Black Friday: estratégia de funil completo

Google Ads na preparação para a Black Friday: estratégia de funil completo

Google Ads na preparação para a Black Friday: estratégia de funil completo

O planejamento para a venda online nesta data promocional deve contemplar não apenas a captação de demanda existente, mas também a manutenção do nível de demanda atual e o crescimento dela nos médio e longo prazos

Por Davi Castro*

Apesar da queda expressiva de vendas online na Black Friday de 2022, a data continua sendo a principal no calendário do e-commerce brasileiro. As buscas por informações sobre a data no primeiro semestre de 2023 cresceram de forma acelerada e, no mês de agosto, atingiram um pico superior ao do mesmo período de 2022, conforme evidencia o próprio Google Trends.

A importância desse momento, ao lado do resultado negativo do ano anterior e do crescimento do nível de interesse no momento atual, mostra que existem oportunidades para a reconstrução dos resultados de vendas online na Black Friday se as estratégias corretas forem utilizadas com planejamento e antecedência.

Como utilizar o Google Ads estrategicamente

Quando falamos de performance digital para e-commerces, muitos varejistas ficam presos durante o ano inteiro em “métricas luxuosas”. Essas métricas, normalmente, são muito relevantes para o negócio, porém são vistas como algo que possui apenas um significado e que só existem pontos positivos quando o resultado desses números é exorbitante, mas isso nem sempre é verdade.

Realmente é interessante possuir um CPA baixo e/ou ROAS alto, por exemplo, mas é muito importante observar se esses indicadores podem estar bloqueando o seu crescimento. Para crescer, você precisa olhar para usuários em outras etapas do funil, e não só para aqueles que já estão no fim da jornada de compra, que já te conhecem e que geram um custo baixo por impacto.

A Black Friday sozinha não vai te fazer vender mais se você sempre atuar em círculos, impactando os mesmos usuários de sempre com a mesma estratégia dos anos anteriores. Por esse motivo, uma estratégia eficiente precisa ser montada considerando não apenas a captação de demanda existente, mas também a manutenção do nível de demanda atual e o crescimento dela nos médio e longo prazos.

A preparação é algo fundamental em cada parte do processo, inclusive em campanhas de publicidade através do Google Ads, que é uma das melhores ferramentas do mundo para efetuar uma estratégia de marketing de funil completo.

Exemplo de campanha estratégica

Uma dica de estratégia poderosa em Google Ads que pode tornar o seu e-commerce digitalmente mais maduro, além de aumentar seus níveis de demanda e te proporcionar tração em momentos como a Black Friday, é trabalhar com uma campanha de YouTube com foco em compras no site e utilizando um criativo que chame a atenção do usuário já nos três primeiros segundos de vídeo, com uma comunicação voltada para a consideração do seu negócio.

Procure atingir usuários com as informações demográficas da sua persona, como idade, localização etc. É possível também efetuar a combinação de públicos com afinidades que tenham relações com os seus produtos, evitando atingir usuários que já te conhecem.

Monitoramento e segmentação do público-alvo

Lembre-se de rastrear os usuários que iniciaram uma sessão no seu site através da campanha acima para a criação do funil e o avanço para a próxima etapa: criar uma campanha na rede de Discovery com feed de produtos, anunciando os itens campeões de vendas e/ou com um melhor percentual de conversão (visualizações vs. compras).

Imponha sua autoridade para iniciar um diálogo e destaque os pontos fortes da sua marca para despertar gatilhos importantes nos usuários. No público-alvo, foque em usuários que acessaram seu site recentemente, mas que não compraram. Utilize também o público-alvo criado através da campanha de YouTube para serem impactados novamente.

É importante também rastrear esses usuários que iniciaram uma sessão no seu site através da campanha de Discovery, mas que ainda não ativaram o evento de compra para manter o fluxo do funil no próximo passo: utilização desse público em suas campanhas de Performance Max com foco total em conversão, com uma comunicação voltada para: ofertas;
condições especiais de compra e escassez.

Utilize os públicos-alvo criados no passo a passo em suas campanhas de pesquisa como públicos de observação. Dessa forma, você conseguirá identificar se esses usuários compraram através de outra campanha em um momento de busca por sua empresa/seus produtos.

 

Foque na eficiência dos resultados

A estratégia acima pode precisar de adaptações, dependendo do seu negócio, objetivo e do seu volume de investimento. Por isso, os testes sempre são válidos e os resultados podem ser colhidos no curto, médio e longo prazos.

O objetivo de toda essa estratégia é aumentar a relevância do seu negócio dentro do mercado e te permitir uma posição de maior poder sobre o volume de demanda disponível, para que sua empresa não fique dependente de automatizações que te farão impactar as mesmas pessoas de sempre.

* Davi Castro é analista de performance pleno na wap.store, certificado em todos os produtos oficiais Google Ads, Analytics e formado pelo programa Google Agency Experts. Artigo para E-commerce Brasil.
Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima