Confira dicas valiosas para negociar e conseguir resultados favoráveis
Por Gabriel Moura
Negociar é uma habilidade útil para ser apurada em tempos de pandemia. Seja para negociar o aluguel do shopping, ou o trabalho dos funcionários, fato é que diariamente nos vemos diante de situações que exigem ser negociadas.
Segundo o especialista em negociação e CEO da Passadori Comunicação, Liderança e Negociação, Reinaldo Passadori, o poder de negociação está ligado diretamente à comunicação, seja na linguagem verbal ou não verbal, como gestos, ambiente, tom de voz e olhares.
“Se há insegurança ou dificuldades em falar em público, talvez seja interessante investir em um curso de oratória, o qual proporcionará postura e segurança em si mesmo e, consequentemente, passar ao seu interlocutor a confiança necessária e atingir o objetivo desejado como, por exemplo, realizar uma venda”, recomenda o especialista.
Antes de sair para qualquer negociação, vale conferir algumas dicas básicas do especialista:
1 – Elabore perguntas adequadas para cada situação verificada.
2 – Evite empregar a linguagem rebuscada.
3 – Faça ponderações claras e objetivas.
4 – Jamais interrompa a pessoa por achar que já conhece o desfecho. Pois além de mostrar antipatia, esse gesto muitas vezes impede de captar novas informações.
5 – Organize as ideias antes de expressá-las, a estruturação do pensamento de forma lógica pode facilitar a compreensão das informações transmitidas.
6 – Tenha firmeza ao se expressar.
7 – Zele pelas regras gramaticais do português.
8 – Evite ambientes ruidosos ou com cenários que tirem a atenção dos demais.
9 – Procure captar interesse nos primeiros 90 segundos do diálogo, quando as pessoas tendem a prestar mais atenção.
É importante lembrar que as pessoas se comunicam basicamente pelos canais auditivo, visual e o cinestésico. Tendo cada pessoa um canal mais desenvolvido do que o outro, por isso explore todas as técnicas de comunicação e conheça bem o público que deseja atingir.