A partir deste ano, os usuários poderão escolher 3 diferentes formatos de feeds para acompanhar as postagens. Qual o impacto disto para as marcas?
Por Erica Mendes
Adam Mosseri, executivo do Instagram, anunciou mudanças no formato do feed desta rede social a partir deste ano. A ideia é que agora os usuários possam escolher 1 entre 3 versões para acompanhar as postagens. A novidade já começou a ser liberada em fase de testes e deverá chegar a todos os usuários ao longo deste primeiro semestre.
Home
É o modelo atual de feed. O Instagram ordena o conteúdo a partir do que acredita que atraia mais interesse ao usuário e inclui recomendações de contas que ele ainda não segue.
Seguindo
Assim como no antigo Instagram, é o feed em ordem cronológica apenas com as contas que os usuários seguem e sem recomendações da rede social;
Favoritos
Opção que permite ao usuário criar uma lista para garantir que verá todas as publicações de seus perfis favoritos, como, por exemplo, o de amigos próximos e influenciadores preferidos.
Por que as empresas devem ficam atentas às mudanças?
O fato de o usuário ter a possibilidade de alternar entre o modelo de feed mais conveniente para ele impactará a produção de conteúdo das empresas.
Rafael Terra, especialista em marketing digital que já palestrou na FENINJER, pontuou que o desafio será grande. “As ações pautadas no “real time” ganharão cada vez mais força. Será menos agendamento e mais sobre o que está acontecendo no aqui agora.”
Ele ainda destacou que “as marcas que trabalharem conteúdos longos em vídeo, com extrema qualidade e com consistência também ganharão espaço no meio das novidades”.
Considerando que o Instagram é a rede social mais importante para muitas empresas, Terra pontou a importância de as empresas dominarem profundamente suas ferramentas. “É nesta plataforma que está a atenção das pessoas! E onde mora a atenção, mora também as possibilidades de criação de novos negócios!”, finalizou.