Novo recurso deve ser usado com muita cautela pelas marcas
Por Erica Mendes
No início de outubro, o Instagram lançou a função ‘Restringir’, que limita a visualização de comentários e mensagens diretas de pessoas indesejadas. De acordo com a assessoria da rede social, o combate ao bullying foi o principal motivador do desenvolvimento desse recurso na plataforma. “O bullying é uma questão complexa que muitos jovens enfrentam dentro e fora das redes, mas, muitas vezes, acabam não denunciando ou bloqueando colegas e pessoas que os intimidam”.
A novidade, no entanto, tem despertado a atenção das empresas para outro propósito. Aquelas que recebem em seu perfil recados depreciativos ou opiniões negativas sobre seus produtos e/ou serviços estão vislumbrando a possibilidade de usar a ferramenta para ocultar esses conteúdos, já que no modo público qualquer pessoa pode lê-los.
Considerando que hoje a transparência é um dos atributos mais desejados e admirados pelo consumidor, o uso da nova ferramenta deve ser usado com muita cautela, já que pode se tornar um grande vilão da marca.
Quando alguém publica um comentário negativo na foto, a empresa tem a chance de responder e de mencionar, se for o caso, as providências tomadas. Tal resposta fica exposta e demonstra para os demais seguidores que ela está atenta à opinião dos seus clientes, preocupada em solucionar os problemas e não faz questão de esconder da opinião pública suas falhas, afinal, atire a primeira pedra quem nunca errou.
Além disto, se o reclamante notar que seu comentário não está público, ele pode usar isso contra a marca, gerando um marketing negativo.
Para Lise Loureiro, diretora da Zagaia Comunicação, estar nas redes sociais é um caminho sem volta e que não permite a omissão. “Participar de uma rede social implica necessariamente em dialogar. A transparência e a humanização das marcas são demandas irreversíveis”, pontuou.
Portanto, a recomendação dos especialistas em comunicação e marketing é que as marcas se valham do novo recurso apenas para moderar aqueles usuários que geram certa baderna no feed com comentários que não estão associados à marca ou aos seus produtos e serviços e que geram desconforto para o público em geral.
Quais são os impactos da função ‘Restringir’ para os usuários non gratos?
Os usuários restringidos continuam podendo comentar as fotos e os vídeos, porém suas anotações ficam visíveis apenas para eles. O autor do perfil pode visualizar o comentário tocando em “Ver comentário” para então decidir se deseja aprová-lo, apagá-lo ou ignorá-lo. A menos que o conteúdo seja aprovado, outras pessoas não podem ver o recado.
As mensagens privadas também podem ser enviadas pelas ‘personas non gratas’, porém as mesmas vão direto para a caixa de solicitações. O Instagram não envia notificações alertando o dono do perfil sobre a chegada do conteúdo e também não mostra aos restringidos se as mensagens foram lidas.
O Stories também fica liberado para o usuário restrito visualizar as histórias. Ele é, inclusive, listado no histórico de visualizações.
Quais as diferenças entre Restringir x Bloquear x Silenciar?
Agora que você já sabe que as mensagens de um usuário restringido vão direto para a caixa de solicitações e que seus comentários nas fotos são ocultados para os demais seguidores, entenda as diferenças em relação às funções bloquear e silenciar.
Bloquear: esse recurso impede todo e qualquer tipo de interação com usuários indesejados no Instagram. Uma vez bloqueado, o usuário não consegue localizar seu perfil na busca. Quem bloqueia também perde o acesso aos posts do usuário bloqueado, que não são notificadas da ação pelo Instagram.
Silenciar: essa função serve para deixar de ver publicações ou histórias de determinados perfis, mas sem parar de segui-los, evitando desconfortos. As pessoas silenciadas continuam aptas a enviar mensagens diretas e comentários, e o dono da conta permanece recebendo notificações sobre essas atividades.