FENINJER+ 2026 | A Maior Feira de Joias da América Latina

Joalherias usam mudanças estratégicas para atrair novos clientes

Joalherias usam mudanças estratégicas para atrair novos clientes

Joalherias usam mudanças estratégicas para atrair novos clientes

Inovação, materiais alternativos e design contemporâneo são estratégias para alcançar novo público

Por Gabriel Moura

As grandes marcas de luxo estão olhando além dos projetos clássicos com que se consagraram e passaram a adotar motivos extravagantes e materiais contemporâneos em suas novas coleções. O desafio, no entanto, tem sido permanecer fiel ao seu DNA enquanto se aventuram fora do território que já dominam. A Cartier, a Van Cleef & Arpels, a Boucheron e a Bulgari são algumas das marcas que adotaram designs contemporâneos e extravagantes em suas últimas coleções, pensando em atrair novos públicos.

Opções transformáveis, design moderno e versatilidade em alta joalheria não só atraem os clientes existentes, mas também atraem a nova geração de clientes. Na Cartier a ideia de criar joias modernas que se encaixem no estilo de vida atual tem impulsionado projetos inovadores e ousados. A Maison mostrou isso em suas coleções recentes – Cartier de Cactus e Juste un Clou –, que referenciaram motivos não convencionais, como a flor do cacto e a junção de materiais como porcas e parafusos. “Você não necessariamente dá um cacto a uma mulher que ama. Não é uma flor que você associa com as mulheres, mas essa ousadia tornou a peça um objeto de desejo”, disse Pierre Rainero, diretor de imagem, patrimônio e estilo da Cartier.

Anel Cartier – Coleção Cactus
Pulseiras Cartier – Coleção Juste un Clou

Os joalheiros da Bulgari também recorrem a projetos nada convencionais. A coleção Festa, por exemplo, traz itens como caixas de presentes e bolos deliciosos feitos em diamantes e pedras preciosas. A diretora de criação de joias e pedras preciosas da marca, Lucia Silvestri, diz que projetar a coleção foi “um verdadeiro desafio criativo”, mas a coleção acabou sendo “uma alegria absoluta” no final. “Eu não esperava todo esse sucesso. Criamos peças portáteis exclusivas para todas as ocasiões e todas as idades”, acrescenta ela.

Colar Bulgari – Coleção Festa

Já na coleção Le Secret, da Van Cleef & Arpels, o luxo aparece com criatividade. Peças que se movem, escondem outras joias, relógios disfarçados de braceletes num labirinto de luxuosos diamantes amarelos, ônix e diamantes. Chaumet também celebrou uma explosão de cores e desenhos assimétricos em sua coleção Chaumet est une Fete, que presta tributo a luxuosos teatros e óperas. A casa incorporou diversão e surpresa em cada peça. O anel Fleur Bleue tem uma mensagem de amor oculta e uma joaninha está escondida nas folhas cravejadas de diamantes do clipe de Cachette des Coccinelles. “É importante trazer essa brincadeira, senso de humor e elemento de surpresa para alta joalheria”, afirmou Nicolas Bos, CEO e presidente da Van Cleef & Arpel.

Van Cleef & Arpels – Coleção Le Secret

Outra questão que tem valorizado e modernizado as peças é que para acompanhar o estilo de vida contemporâneo, os joalheiros melhoram a ergonomia do design e a capacidade de produzir peças transformáveis. Lucia Silvestri diz que o estilo de vida moderno influenciou os designs atuais de alta joalheria. “A vida hoje se tornou muito movimentada e tentamos fazer algo versátil”, explicou ela.

A busca por materiais alternativos também ajuda a renovar o mercado. A Bulgari vem incorporando madeira em seus designs de alta joalheria. Na sua icônica série Serpenti, importou um material da América do Sul, chamado de snakewood, e combinou com ouro, safiras, diamantes e esmeraldas. E quando se trata de materiais inovadores, Boucheron tem incorporado cristais de rocha, madeira, titânio e quartzo fosco em seus projetos.

O anel de quartzo fosco de Hiver Imperial, por exemplo, retrata o deserto nevado do norte da Rússia em um cristal de rocha e quartzo fosco, com diamantes pavimentados escorrendo como. O colar de Rostov é também uma obra-prima que combina madeiras de álamo especialmente tratadas com diamantes e ouro branco.

As mudanças são sentidas. A Cartier conta agora com uma nova geração de jovens empreendedores de sucesso como clientes de alta joalheria. A Bulgari também cultiva a segunda geração de seus clientes por meio de designs arrojados e contemporâneos. A evolução do luxo tem sido a saída encontrada pelos grandes da indústria joalheira para que suas marcas se renovem.

Compartilhar
Rolar para cima