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Marketing: estratégias de escassez e de urgência

Marketing: estratégias de escassez e de urgência

Marketing: estratégias de escassez e de urgência

Especialista dá dicas de como usar esses gatilhos para garantir vendas em produtos perpétuos

Foto criada por stockking – br.freepik.com

O marketing de escassez e de urgência são estratégias que trabalham com o lado psicológico do consumidor. O gatilho da escassez estimula a sensação da perda; de não ter. Ele movimenta as pessoas a comprarem algo raro, único, escasso no mercado. Já o gatilho da urgência está associado ao fator tempo; é aquele famoso “é ter agora ou nunca”. Ele movimenta as pessoas para comprar de forma imediata, evitando fazê-la a pensar muito ou ponderar sobre a compra.

Alguns empreendedores têm resistência em acreditar que esse marketing funciona para produtos considerados perpétuos, ou seja, os infoprodutos, também conhecidos como produtos digitais, que ficam sempre no carrinho de compras para os clientes adquirirem quando quiserem.

A copywriter Caroline Brotto deu dicas de usá-los, exemplificando 3 estratégias:

Estratégia 1: Crie entregas temporárias e exclusivas

Segundo a especialista, quem costuma fazer muito isso é o novo mercado. Crie um bônus extra que será disponibilizado para a audiência adquirir por tempo e condições limitadas. “Passou do prazo estipulado, o bônus não estará mais disponível”.

Como exemplos de bônus extra, ela destaca: box de livros, ferramenta prática, novo módulo complementar, masterclass que resolve alguma dor, sorteio para participar de um evento presencial e encontros ao vivo para tirar dúvidas.

“É muito importante se atentar que, se você adotar essa estratégia, não se esqueça de quem já é seu cliente atual. Eles também precisam receber material bônus. Caso contrário, prepare-se para a chuva de reclamações e manchas na sua marca”, ressalta Brotto.

Estratégia 2: Crie ofertas ou condições especiais

Caroline pontua que “uma ótima época para colocar essa estratégia em prática é a Black Friday, por exemplo”. Ela ainda chama atenção de que o desconto não é a única opção. O leque aqui pode abranger: cashback, condições de pagamento diferenciadas (parcelamento maior, PIX, …) e o dobro de acesso ao produto.

Estratégia 3: Crie ofertas ou condições especiais

Por fim, sabe-se que o produto perpétuo pode aumentar de preço. Então, “aproveite esse momento para gerar escassez e urgência, fazendo uma campanha para que as pessoas garantam o produto pela última vez no preço antigo”. Pense em chamadas como “essa é a última oportunidade de comprar por este valor”!

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