por Gabriel Moura
As empresas podem usar o recurso também para ações de relacionamento
No Brasil, para cada pessoa há uma média de 1,3 celular disponível, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel). Por isso, muitas empresas têm se voltado para disponibilizar a seus clientes serviços no setor de mobile marketing. E isso também tem atingido o setor joalheiro. É comum encontrar grandes marcas que já usam aplicativos para ampliar as vendas e atingir novos públicos.
Do total de celulares brasileiros, 80% são pré-pagos. Esse mercado em potencial tem sido explorado por ser visto pelos empresários como uma grande oportunidade para o mobile marketing, já que está em ascensão. No Brasil, segundo levantamento feito pela consultoria IDC, a venda de smartphones cresceu 78% e seguiu a tendência mundial, superando a de telefones convencionais.
Mas essa tendência não significa que as empresas devem abusar e iniciar campanhas sucessivas para tentar chegar ao seu consumidor. O certo é não deixar que o cliente se sinta incomodado com o envio insistente e repetitivo de mensagens e o ideal é que as empresas usem os celulares e aplicativos para ações de relacionamento. Já está comprovado que o envio de SMS sem que o consumidor tenha solicitado, por exemplo, é um erro.