Varejistas viram vendas de prata crescer no ano passado, diz pesquisa
Por Gabriel Moura
De acordo com uma pesquisa de varejistas de joia realizada pela revista Instore, encomendada pelo Silver Promotion Service, 52% dos varejistas relataram um aumento nas vendas de joia de prata em 2018.
A pesquisa também indicou que o crescimento médio das lojas no ano passado para as vendas de varejo de prata foi de 16%. Isto marca o décimo ano consecutivo que a pesquisa registra crescimento da venda do metal.
Os varejistas relataram que as vendas de joia de prata, como porcentagem das vendas totais, representaram 24% do volume de unidades e 18% do volume em dólares, em média. De acordo com a pesquisa, a prata também continua sendo um dos principais grupos de mercadorias para margem de lucro.
A prata liderou a lista de categorias com as melhores margens durante as festas de fim de ano, com 40% dos varejistas indicando que teve o melhor desempenho. Isto foi seguido por joia com diamantes (23%), joia de noiva (17%), joia de ouro (15%) e joia de platina (5%).
Cinqüenta e um por cento dos entrevistados disseram que a joalheria de prata também viu a melhor taxa de rotatividade de estoque de qualquer categoria. Enquanto isso, 14% disseram que joias para casamentos tiveram a melhor taxa de rotatividade, enquanto 12% disseram que os diamantes estavam no topo e outros 12% alegaram que joias de ouro eram as mais desejadas.
Ansioso pelo futuro das vendas de joia de prata, 84% dos varejistas entrevistados disseram estar otimistas de que as vendas de joia de prata continuarão a subir.