Por Ester Morgan*
Como não falarmos sobre os MILLENNIALS e da importância deles no mercado de consumo, se eles já representam a maioria da população brasileira na classificação por idade (33%) e já são 50% da força de trabalho, e ainda são o principal grupo de consumidores potenciais no mundo, disputados por todas as marcas globais.
Eles são representados pelos nascidos entre 1980 e 1995 e são diferentes, pois cresceram numa época de muitos avanços tecnológicos, ambientes altamente urbanizados e presenciaram uma das maiores revoluções da história: a INTERNET.
A pergunta é: Como fazer o match entre millennials compradores e vendedores? A resposta é simples: contratando jovens millennials e focando seu marketing na prospecção de outros jovens millennials.
Mas como fazer isso? Primeiro é preciso entender quem são, como eles consomem, onde vivem, o que comem e o que os motiva.
Os millennials não querem apenas comprar um produto, eles se interessam por lojas onde eles tenham uma EXPERIÊNCIA, marcas que tenham um PROPÓSITO, eles querem se CONECTAR com a marca e FAZER PARTE, seja interagindo nas redes sociais, ou seja co-participando da criação do produto. A marca precisa estabelecer uma relação de confiança, e isso é o que transforma estes consumidores em FÃS.
Como diz Simon Sinek, “os millennials buscam um propósito, um puff para sentar e comida grátis”, portanto, um dos pontos mais importantes para atrai-los é ter COMIDA, seja agregando um café ou restaurante ao seu negócio, seja oferecendo mimos como café, chocolate, pipoca, sanduiches, barrinhas de cereal ou até balas. Ahhh não se esqueça de um ponto para CARREGAR o celular!…
Aí chegamos no outro lado do desafio, como contratar e reter millennials?
A resposta é bem parecida: a empresa precisa ter um PROPÓSITO e abraçar uma CAUSA para eles se envolverem, pois querem trabalhar em algo que acreditem e que resultem em uma contribuição social efetiva.
Eles precisam se sentir VALORIZADOS e, para isso, é necessária supervisão constante e feedbacks frequentes, ou seja, é necessário um líder carismático e presente o tempo todo.
A conclusão é a seguinte, para fazer o MATCH entre os compradores e os vendedores, basta ser da porta para fora da mesma forma que da porta para dentro, pois eles são ultra conectados, e não vão “engolir” mentiras ou valores fakes, e estão prontos para serem influenciados e motivados!…
*Por Ester Morgan é headhunter e consultora. Clique abaixo para acessar suas palestras ministradas na FENINJER
Millennials: o match entre compradores e vendedores
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