Relatório feito com 2 mil consumidores comparou hábitos de compras entre as gerações Y e Z. Na web, a disparidade de estilos virou trend
Por Pedro Ângelo Cantanhêde e Ilca Maria Estevão*
A transição entre gerações representa grandes transformações no modo de viver, de pensar — e de se vestir. A moda dos millennials e dos gen Z, os grupos que representam a maior parte da população atualmente, traduz traços de personalidade que vão além do superficial e podem dizer muito sobre as faixas etárias. Nas redes sociais, a diferença no estilo entre fashionistas nascidos em cada período virou trend.
A moda para millennials e geração z
A geração Z (nascida entre 1997 e 2012) tem, na moda, uma forma de destacar e expressar a individualidade, sendo comum o investimento em peças ousadas e singulares, que refletem a personalidade e valorizam a autoestima. Os millennials, ou geração Y (nascidos entre os anos 1980 e a primeira metade dos anos 1990), por outro lado, priorizam a praticidade e a versatilidade nos guarda-roupas.
Esses são dados revelados em uma pesquisa feita pela revista Drapers, em parceria com a empresa BigCommerce. Outros pontos que diferenciam as gerações são a atenção dada à sustentabilidade, a influência dos meios digitais e a fidelidade a marcas, entre outros.
Compras de segunda mão
Os números mostram que tanto os millennials quanto a geração Z compram roupas, acessórios ou sapatos de segunda mão em proporção similar (cerca de 68%).
Contudo, a geração Z (32% dos entrevistados no estudo) é mais propensa a alugar itens de moda do que os millennials (26%). Segundo o relatório, essa diferença pode estar relacionada ao desejo da gen Z por novidades e variedade nos guarda-roupas, sem o compromisso de possuir.
Fidelização do cliente
Em relação à fidelidade a marcas, os millennials (29%) são mais propensos do que a gen Z (22%) a retornar a uma loja por causa de ofertas e promoções. Isso pode refletir o fato de que a geração Y geralmente tem maior poder aquisitivo do que os mais novos.
Por outro lado, a geração Z valoriza, mais do que os mais velhos, uma entrega rápida como critério voltar a comprar um produto da marca. Isso pode ser explicado pelo fato de que a gen Z, sendo nativa digital, está acostumada à chamada gratificação instantânea, pela qual os desejos são rapidamente atendidos.
Influência digital
O estudo evidencia que 63% da geração Z usa o TikTok para inspiração de moda, contra 38% da Y. Essa diferença geracional destaca a crescente popularidade da rede social como um centro de tendências e descoberta de produtos.
A pesquisa também revelou o baixo interesse de ambas as gerações pelo metaverso na moda. Entre os entrevistados, 34% da geração Z e 23% dos millennials revelaram já terem explorado universos virtuais criados por etiquetas do segmento fashion.
Trend no TikTok
As diferenças não estão apenas no consumo, mas, também, na forma de vestir. Uma trend no TikTok mostra como pessoas da geração Z vestem os mesmos looks — ou bem parecidos — em relação aos mais velhos, mas com adaptações interessantes.
Os vídeos demostram, como tendência para os millennials, a repetição de cores nas peças, enquanto os gen Z exploram variados tons em um tipo de visual. Além disso, a união de peças sofisticadas e despojadas, assim como a estética de não colocar a parte de cima por dentro da calça, e esticar as meias na canela são outros detalhes compartilhados como frequentes pelos mais novos.
Em constante evolução, a indústria da moda encontra formas de conquistar os diferentes tipos de clientes. A influência da tecnologia é evidente em ambas as gerações, com a Z vendo a rapidez como maior atrativo, enquanto os millennials enxergam ações promocionais como destaque.
*Pedro Ângelo Cantanhêde e Ilca Maria Estevão para Metrópoles