Especialista explica as 6 principais atualizações da rede social e elabora um verdadeiro guia do que fazer para adaptar o conteúdo da sua marca
Nos últimos meses, o Instagram tem promovido diversas mudanças em suas funcionalidades, exigindo que as empresas adaptem seus conteúdos para se manter relevante.
O especialista em marketing digital Rafael Terra, que também é professor de MBA na USP, ESPM e PUC, destaca as principais atualizações e dá dicas do que fazer nas postagens daqui pra frente, um verdadeiro guia de orientações.
1 – Foco nos Reels
“As principais mudanças nos Reels são a duração de 90 segundos, a possibilidade de importar seus próprios áudios e as figurinhas interativas que dão a possibilidade até de fazer enquetes dentro dos vídeos. Além de fazerem frente ao seu principal concorrente, o TikTok, todas essas atualizações vão ao encontro da Cultura do Looping, onde o que domina são os vídeos curtos, com velocidade e alto engajamento. Em outros palavras: são viciantes, onde é impossível assistir apenas um”, explica.
O que fazer?
“Sua marca deve começar a construir uma narrativa em vídeos curtos que seja guiada pelos áudios do momento, que tenham velocidade e que despertem o interesse do público nos primeiros segundos. Tudo isso, claro, sem nunca perder de vista o mais importante: algo que seja relevante para o seu nicho. Viralizar por viralizar é como sortear Iphone: vai atrair muita gente, mas nem todo mundo é seu cliente”, aponta Terra.
2 – Diminuição do alcance dos stories
“A Meta iniciou um teste que altera o modelo de visualização de Stories para as contas que publicam muitos conteúdos neste formato. Nos últimos dias, alguns Stories começaram a ser ‘escondidos’ dos seguidores, que precisam habilitar manualmente a exibição das demais publicações feitas pelo perfil por meio do botão ‘Mostrar tudo’, caso contrário, não assistirão aos posts”, informa o especialista. E completa: “A alteração está sendo aplicada especialmente em perfis que publicam muito Stories. E assim como no feed, o algoritmo deve dar mais alcance para aqueles stories com mais engajamento”.
O que fazer?
“Poste de forma estratégica. Ao invés de postar um milhão de Stories, pense em um storytelling com, no máximo, 5 stories por vez. Dê foco pra aquilo que realmente precisa ser dito! Além disto, faça os seus stories gerarem engajamento. Aposte sempre em conteúdos que o seu seguidor possa reagir ao seu conteúdo. Quanto mais reações, mais o algoritmo enxerga que seu conteúdo merece visto! Enquetes são ótimas para isso. Outra dica é deixar os Stories ‘respirarem’. De vez em quando deixar sua bolinha vazia fará com que o algoritmo respire e sua audiência também… Quando for lançar um grupo de novos stories a entrega será mais consistente. E, por fim, flerte com o feed. Se você está postando algo que realmente merece ser visto nos stories faça uma chamada no feed, local que tem 7 vezes mais alcance!”, orienta Terra.
3 – Feed em tela cheia
“A mudança visual – que mostrará tanto fotos quanto vídeos comuns em tela cheia – está sendo liberada para mais pessoas. E, ao que tudo indica, em breve será uma realidade para todos”.
O que fazer?
Terra destaca três dicas. A primeira é sobre o formato: “Lembre que a atualização quer deixar tudo com uma cara de Reels. E a resolução ideal para esse formato é de 1080 x 1920 pixels, ou a proporção 9: 16”. A segunda é sobre o layout: “O fundo da publicação é aplicado de forma automática usando a cor predominante do post. Sendo assim, pense bem na cor que irá usar. A legenda aparecerá na cor branca. E, por exemplo, usar o fundo branco nos cards, pode gerar uma dificuldade de leitura”. E a terceira é sobre a visualização: “O post aparece, em tela cheia, com a primeira frase da legenda sendo mostrada dentro da publicação. Ou seja: deixe um espaço livre abaixo das infos da publicação, para a legenda ficar bem posicionada dentro do card”.
4 – Tudo na própria plataforma
Terra comenta que o Instagram está trabalhando para ter cada vez menos dependência das ferramentas externas. “Entre as futuras inovações está a possibilidade de incluirmos vários links na BIO – tipo o Linktree – e até de repostarmos uma publicação no nosso feed direto da plataforma. Hoje isso só é possível com app terceiro”.
O que fazer?
“Usá-las. Quando a rede social lança uma inovação ela quer que você use. E ela valoriza isso como um bom alcance”, destaca.
5 – O Metaverso e os NFTs
Sendo o Metaverso a maior tendência da comunicação dos últimos tempos, o Instagram faz sua aposta no mundo dos NFTs. “A plataforma está trabalhando em uma funcionalidade que permitirá que entusiastas de NFTs exibam suas coleções em seus perfis. A ideia é que os usuários consigam interagir com os tokens não fungíveis e personalizar seus perfis nas redes sociais”.
O que fazer?
“Como ainda não está liberado a todos, comece criando o seu avatar no Instagram: vá nas configurações, encontre a opção ‘conta’ e vá até ‘avatar’. Construa seu avatar configurando as características”.
6 – Assinaturas pagas de conteúdo
Terra conta que alguns creators brasileiros já estão recebendo esta possibilidade de cobrar por conteúdo exclusivo. “O recurso identificará seguidores assinantes a partir de um selo que será visto pelo criador em mensagens e publicações. Os pagantes terão acesso a Stories e Lives exclusivas as quais serão diferenciadas no feed a partir de um novo esquema de cores”. Sobre o pagamento, ele informa que será mensal como o Netflix. “O criador terá a opção de escolher quanto quer receber”.
O que fazer?
“Pense no seu modelo de conteúdo pago desde já. Não é novidade que quem entra primeira na ‘onda’ cresce mais rápido. Ou seja: seja o primeiro do seu nicho a desenvolver um infoproduto especial para a plataforma”, finaliza.