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Mulheres lideram compras online em 2024 no Brasil, divulga ABComm

Mulheres lideram compras online em 2024 no Brasil, divulga ABComm

Mulheres lideram compras online em 2024 no Brasil, divulga ABComm

Maior participação está relacionada à ampliação da oferta de produtos dos segmentos de moda e beleza nas plataformas digitais

Image by ArthurHidden on Freepik

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce no Brasil registrou crescimento de 10,5% em 2024 em comparação a 2023, com um faturamento de 204,3 bilhões.

Este cenário destaca a liderança feminina nas compras online, que foi responsável por quase 60% do total de vendas no último ano. 

Para Rodrigo Bandeira, vice-presidente da ABComm, há uma relação direta entre a participação feminina no e-commerce e o aumento de ofertas de produtos de moda e beleza no ambiente digital. Segundo ele, “há uma década, o perfil de consumo online era majoritariamente masculino, com foco em artigos de informática. Hoje, vemos uma transformação significativa”, afirmou.

Apesar da relevância do público feminino, a categoria que mais faturou em 2024 foi a de eletrodomésticos, com 19,65% das vendas, seguida pela telefonia, que representou 13,1% do total.

Perfil de consumo

O levantamento da ABComm também apontou que 35% das pessoas que compram online têm entre 35 e 44 anos. Além disso, a classe C compõe 54% dos compradores, evidenciando um maior acesso à tecnologia e à inclusão financeira. 

Geograficamente, a região Sudeste se manteve na liderança das compras realizadas de modo online, com 55,8%, sendo que o estado de São Paulo continua a frente, respondendo por 33,29% dos consumidores digitais.

Ao todo, o e-commerce brasileiro registrou 414,9 milhões de pedidos em 2024, com um ticket médio de R$ 492,40 e atingindo um total de 91,3 milhões de compradores.

Compras via smartphones em alta

Os dados ainda revelam que, cada vez mais, os consumidores compram a partir de seus smartphones: 55,5% das transações realizadas foram por dispositivos móveis. Segundo Bandeira, os celulares facilitam as compras por impulso, no entanto, ele pondera que os smartphones aumentam os riscos de golpes e propagandas enganosas, especialmente nas redes sociais.

O que esperar para 2025?

A ABComm projeta um crescimento de 15% no faturamento, alcançando R$ 234,9 bilhões. Espera-se que o ticket médio atinja R$ 539,28, com um volume de 435,6 milhões de pedidos e 94,05 milhões de compradores.Entre os fatores que impulsionarão esse crescimento está a implementação do Drex, o real digital desenvolvido pelo Banco Central. Mauricio Salvador, presidente da ABComm, enfatizou que a digitalização é irreversível e representa uma oportunidade de evolução para o setor. “O e-commerce continua crescendo com inovação, novas tecnologias e experiências de compra cada vez mais personalizadas. Isso fortalece o varejo como um todo e amplia as oportunidades para pequenos e grandes negócios”, concluiu.

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