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O novo luxo é ficar offline?

O novo luxo é ficar offline?

O novo luxo é ficar offline?

Enquanto todos compartilham online, os super-ricos transformam a ausência digital em status — e as marcas de luxo respondem com experiências exclusivas livres de redes sociais

Imagem Freepik

Era o carro do ano. Depois, a bolsa mais exclusiva… Agora, o verdadeiro símbolo de status dos super-ricos pode ser algo bem mais simples: não existir online.

Contextualizando… Pense que a lógica do luxo é simples: se todo mundo tem acesso a algo, ele deixa de ser exclusivo — e passa a ser inclusivo. O mercado de luxo sempre viveu desse princípio, mas a internet bagunçou um pouco essa lógica.

O que antes era restrito agora pode ser copiado, replicado e comprado com um clique. O exemplo recente do Walmart imitando a bolsa da Hermès prova isso. O mesmo vale para um restaurante exclusivo revelado naquele TikTok viral ou qualquer hábito mostrado nas redes sociais — bastando seguir os perfis certos.

É justamente isso que os super-ricos querem evitar.Não à toa, o uso de redes sociais entre bilionários caiu 20% nos últimos 5 anos. A nova resposta para manter a exclusividade parece ser não deixar rastros, principalmente no digital.

Isso está impactando desde redes sociais até o setor de segurança digital. Empresas especializadas em “apagamento digital” cresceram 80% no último ano, oferecendo pacotes personalizados para remover qualquer vestígio online. Abandonar Zoom, Instagram e até o WhatsApp propositadamente demonstra controle e poder.

O mercado de luxo também se adaptou

Para atender a essa nova demanda, as marcas de diferentes segmentos do luxo têm investido cada vez mais em experiências exclusivas para quem quer se desconectar: locais sem Wi-Fi, programas de detox digital, clubes de elite com a regra de “nada de redes sociais” e “anti-burnout clubs” — espaços onde é proibido falar de negócios.

E a sua marca? Qual experiência está proporcionando para o seu cliente?

Fonte: The News e Not Journal

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