Os caminhos apontam para a valorização do e-commerce a longo prazo
Por Clara Lemos
Como será o comportamento do consumidor na era pós pandemia? Segundo pesquisa realizada pela Social Miner, o futuro das compras será realizado principalmente pelo e-commerce e experiência híbrida, com o pedido online e a busca do produto na loja física.
Com as restrições de circulação que a pandemia impôs, o consumidor percebeu com maior clareza as praticidades de realizar compras online e não pretende voltar ao seu comportamento pré-pandêmico, quando a maioria das compras era feita presencialmente.
Com isso, é evidente a necessidade das empresas investirem cada vez mais na experiência de compra online, qualidade da entrega e suporte pós compra remoto. As marcas que possibilitarem maior qualidade nesses serviços certamente terão a preferência de compra dos clientes. Abre-se uma expectativa positiva para o ramo joalheiro no pós-pandemia, já que a pesquisa apontou que as pessoas se permitirão investir maior valor em compras que lhes causem prazer e a sensação de estar aproveitando a vida, e nada como uma boa joia para trazer esse sentimento.
Outro ponto importante da pesquisa foi a conclusão de que a forma como as pessoas administrarão seu tempo irá mudar. As atividades sociais, como passar o tempo com a família, amigos, conhecer pessoas novas e viajar serão mais valorizadas, e todas as atividades que podem migrar para o digital e assim economizar tempo, como realizar as compras de casa, assim serão feitas. O comportamento de compra do consumidor será o reflexo do modo como ele irá preferir viver a vida após o período de provação, e é preciso que as empresas estejam atentas a isso.