4 ações para uma gestão moldada pela empatia, já considerada uma das dez tendências corporativas mais importantes
Por Lília Porto*
Definida como a capacidade de compreender a outra pessoa – suas peculiaridades, individualidades, fragilidades e potencialidades –, a empatia já é considerada uma das dez tendências corporativas mais importantes para os próximos anos, de acordo com um relatório da Page Executive – Liderança Dinâmica (2021).
Hoje, os líderes de sucesso são empáticos e buscam criar ambientes de conexão e de confiança. Veja a seguir quatro ações primárias para uma gestão empática.
1 – Atenção aos sinais
A liderança está sempre atenta aos sinais que os colaboradores transmitem no dia a dia. Não se trata apenas de treinamentos formais, mas sim de uma cultura que prioriza o cuidado com as pessoas.
2 – Criar clareza
Além de compartilhar informações, líderes devem dar o contexto para que suas equipes consigam se desenvolver e lidar melhor com desafios e mudanças rápidas. Cada pessoa deve saber claramente seu papel e contribuições. O senso de pertencimento torna-se mais forte quando cada um entende que faz parte do todo e que cada um é essencial.
3 – Inspirar confiança
A confiança é construída investindo no bem-estar das pessoas e no desenvolvimento delas. Construir um ambiente de segurança psicológica é o primeiro passo. É também dar espaço para que as pessoas questionem suposições e compartilhem ideias sem receios.
4 – Apoiar pessoas com diversa perspectivas
“Inovação, criatividade e trabalho em equipe florescem quando todos são vistos, ouvidos e incentivados a trazer suas diferentes perspectivas para a mesa”, conforme declarou Tina Gilbert, diretora da Management Leadership for Tomorrow.
*Lília Porto é economista e fundadora do O Futuro das Coisas