FENINJER+

O reinado soberano das opalas

O reinado soberano das opalas

O reinado soberano das opalas

A pedra onde a natureza se revela em multicores

Maria Antonia Antonelle

Do sânscrito upala, do grego opallos e do latim opalus, a palavra opala significa “pedra preciosa”.
É uma gema especial por apresentar a opalescência, uma particularidade na qual diferentes cores – principalmente as do arco-íris – surgem simultaneamente quando ela é movimentada (fenômeno também conhecido por jogo de cores). E, para melhor explorar esse efeito ótico, é lapidada em cabochão e formas irregulares.

A opala pode ser branca, incolor, azul, cinza, vermelha, laranja, verde e preta (negra), sendo esta última mais rara e valiosa – dependendo das tonalidades, do padrão de cores e das cores dominantes.

Por ser uma pedra muito frágil – tem baixa dureza e até 30% de água em sua composição –, é mais indicada para brincos, colares e pendentes. Portanto, exiba os anéis somente em ocasiões especiais.

Guia de uso e conservação
Opalas são delicadas e carecem de cuidados especiais para manter a sua beleza:
– limpe-as com pano suave seco ou discretamente umedecido, sem o uso de produtos químicos.
– mantenha as peças em desuso sempre limpas e guardadas em invólucros individuais de tecido.
– evite o armazenamento em locais secos e fechados, como em cofres bancários, pois a opala precisa de ambiente ventilado.
– evite expor as peças ao calor excessivo, o que pode causar seu ressecamento, resultando em fissuras e diminuição drástica da sua opalescência.

Qualquer fissura que a gema venha a apresentar decorrente de mau uso ou manuseio inadequado é irreversível e coloca em risco a durabilidade e a beleza da gema.

Significados
A opala é considerada uma das pedras preciosas que mais histórias originou ao longo dos tempos, engrandecendo a sua aura de mistério. Clique aqui para conhecer algumas de suas inúmeras lendas e significados.

Compartilhar
plugins premium WordPress
Rolar para cima