Débora Rodrigues
O Grupo De Beers fechou uma parceria de três anos com a ONU Mulheres para que mulheres que trabalham na produção de diamantes recebam incentivos para alcançar cargos de liderança, passar por capacitação e alcançar a igualdade de gênero em suas empresas.
A De Beers comprometeu-se chegar à igualdade na nomeação de mulheres e homens em cargos de liderança sênior, investindo em estudantes de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática nos países produtores de diamantes – Botswana, Canadá, Namíbia e África do Sul – e garantindo que as marcas da companhia apóiem a igualdade de gênero em todas as suas campanhas.
Trabalhando ao lado de ONU Mulheres, a De Beers investirá US $ 3 milhões para promover a campanha. No Botswana, na Namíbia e na África do Sul os programas se concentrarão na proposta de acelerar o crescimento das microempresas pertencentes às mulheres dando oportunidade para que mulheres empresárias ampliem os seus negócios, aumentem seus rendimentos e criem empregos sustentáveis dentro de suas comunidades. No Canadá, os parceiros trabalharão com a Universidade de Waterloo para oferecer bolsas de estudo e mentores a jovens mulheres e meninas de comunidades desfavorecidas. Estes programas estão em estágios avançados de planejamento e devem ser lançados nos próximos meses.
A De Beers também acelerará a promoção de mulheres em toda a organização, duplicando a taxa de nomeadas em cargos de liderança, alcançando a paridade na nomeação de mulheres e homens até 2020.
O CEO da De Beers Grup, Bruce Cleaver, comentou: “acreditamos que é nossa responsabilidade e privilégio estar com as mulheres, liderar a busca da igualdade e dar um significado ainda mais profundo aos diamantes”.