Como aplicar a estratégia sensorial em seu storytelling na hora de vender ou oferecer seus produtos
Por Tamara Lorenzoni*
É inegável que as marcas de luxo são mestras na arte de envolver os cinco sentidos para criar experiências memoráveis e exclusivas. Elas se valem dos pilares sensoriais da visão, audição, tato, paladar e olfato para estabelecer fortes relações emocionais.
Você já se perguntou por que podemos sentir o luxo? Porque há uma intenção em tudo o que sentimos, que faz parte da construção de identidade de marca.
Então, vamos entender como as empresas aplicam os 5 sentidos em seu storytelling na hora de vender ou oferecer seus produtos.
Visão
Quando vemos algo, sabemos instintivamente identificar que é luxo, e isso ocorre tanto pelo design emocional dos produtos quanto pelo trabalho de semiótica das marcas no seu branding ao criar identidades e elementos gráficos que as destaquem. Como, por exemplo: Hermès – a casa de moda francesa é reconhecida por seu laranja distinto, presente em produtos, embalagens e, até mesmo, nas lojas -; Tiffany – o azul Tiffany é a assinatura da marca, evocando elegância e luxo em cada joia; LV – o monograma LV foi criado em 1854 e tornou-se ícone da marca, sendo essa a padronagem replicada em vários de seus produtos icônicos.
Audição
Imagine um ambiente de vendas luxuoso. Você consegue imaginar quais estilos de músicas combinam? E quais não combinam? Músicas ambientes, sons personalizados em lojas de luxo e detalhes sonoros em produtos, como o som silencioso de um motor de carro alta qualidade são exemplos de como podemos trabalhar o branding sonoro.
A tendência ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response, ou Reposta Sensorial Meridiana Autônoma, em português) – nome dado às sensações prazerosas, geralmente um formigamento ou arrepio causado por estímulos visuais, auditivos e cognitivos – é uma prova de que os sons fazem a diferença e também criam identidade.
Tato
Imagine identificar uma marca apenas com o toque?
No luxo, a preocupação com o toque está em diversos elementos. Nas embalagens, nos acabamentos dos produtos. Nós literalmente podemos sentir a qualidade e o luxo ao simples toque.
A utilização de materiais refinados, com texturas suaves e conforto ao toque, assim como uma papelaria sofisticada, são imprescindíveis para as marcas que desejam se posicionar como premium.
Paladar
Oferece experiências relacionadas à gastronomia, mesmo em ambientes que não sejam de restaurantes, é muito comum em comércios de luxo que se valem do paladar para comunicar a marca.
Algumas empresas fazem parcerias com chefs e restaurantes renomados e também desenvolvem produtos gourmet ou parcerias com marcas de alimentos de luxo. Exemplo: Restaurante LV em Saint Tropez, que combina as estrelas Micheli do chefe Arnaud Donckele e a pâtisserie do chefe Maxime Frédéric para uma experiencia única de gastronomia mediterrânea.
Olfato
Reconhecer uma marca pelo cheiro?
O desenvolvimento de fragrâncias exclusivas para produtos, lojas com aromas característicos e, até mesmo, a personalização do cheiro para determinados artigos também colaboram para a criação do branding e a identificação da marca.
Reflexão
O que podemos aprender com isso?
Ao aplicar estratégias sensoriais, as marcas podem oferecer muito mais do que o simples ato da venda, mas sim uma experiência e jornada sensorial que se tornam inesquecíveis aos consumidores exigentes, reforçando a percepção de exclusividade e qualidade associadas às grifes de luxo.
*Tamara Lorenzoni é empresária, mestre em Gestão de Marcas de Luxo pela Domus Academy Milano, bacharel e mestre em Relações Internacionais.