FENINJER+ 2026 | A Maior Feira de Joias da América Latina

Os podcasts estão em alta

Os podcasts estão em alta

Os podcasts estão em alta

Dicas de como elaborar conteúdo neste formato de áudio digital, que já é consumido por 28 milhões de brasileiros

Por Erica Mendes

Foto por: DCStudio em freepik.com

O consumo de produtos no formato de áudio digital vem crescendo a cada ano. Entre 2019 e 2020, o Brasil ganhou cerca de 7 milhões de ouvintes acima de 16 anos. De acordo com uma pesquisa da Kantar Ibope, das 100 milhões de pessoas que consomem áudio digital, 28 milhões disseram ouvir podcasts. É muita gente, fazendo com que o país ocupe o 5° lugar no mundo que mais consome podcast.

Considerando ser cada vez mais importante oferecer conveniências ao cliente, dar-lhe a oportunidade de escolher em qual formato deseja consumir os conteúdos passa ser um diferencial da sua marca e o podcast pode ser uma excelente opção.

Portanto, se você tem algo interessante para contar, veja abaixo as dicas da EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia) para saber por onde começar:

Tema/Assunto

Escolha algo que você tem familiaridade e goste para falar, pois o conteúdo precisa transmitir autenticidade e verdade para cativar. Inclua na pauta assuntos que, de alguma forma, se relacionem com o lifestyle da sua marca e não só aqueles que estejam relacionados aos produtos.

Formato/Frequência

Defina de que modo o conteúdo será disponibilizado. Você vai conduzir o podcast sozinho? Terá mais pessoas? Vai ter entrevistas? Considere incluir os clientes em algum dos editoriais.

Pense também na frequência realista de produção.

Produção / Divulgação

Depois de definidos os 2 primeiros passos, é hora da ação! Comece a gravar, edite, sonorize e divulgue o podcast. Crie canais nas redes sociais que tenham a ver com o propósito da marca e se faça ouvir.

Compartilhar
Rolar para cima