FENINJER+ 2026 | A Maior Feira de Joias da América Latina

Pagamento de aluguel de shopping fechado está suspenso

Pagamento de aluguel de shopping fechado está suspenso

Pagamento de aluguel de shopping fechado está suspenso

O acordo firmado entre a Alshop e a Abrasce tem caráter temporário e não isenta a cobrança posterior

Por Erica Mendes

Como publicado no Boletim IBGM Informa da última semana, está suspensa temporariamente a cobrança dos alugueis dos lojistas de shopping centers enquanto os estabelecimentos permanecerem fechados em razão da pandemia do coronavírus. O acordo é fruto de uma negociação entre a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e já foi bem recebida por alguns grupos de proprietários de shoppings.

Ocorre, no entanto, que poucos lojistas se atentaram para o fato de que está mantida a exigibilidade do aluguel, ou seja, a cobrança foi suspensa e não isenta e, portanto, o pagamento deverá ser realizado futuramente em uma posterior data, ainda a ser negociada entre as partes.

Taxas de condomínio e de promoção

A taxa mensal de manutenção do condomínio não foi suspensa como o aluguel, porém a recomendação da Abrasce aos shopping centers é de “intensificar as ações de redução dos custos condominiais, visando desonerar todos os condôminos”.

Em relação à taxa do fundo promocional, a Associação sugere a não cobrança, porém entende que há comprometimentos financeiros por parte do shopping pactuados antes do fechamento. Por isso, reforça que, caso não seja viável a isenção, o valor seja reduzido ao mínimo necessário apenas para cobrir as despesas.

Recomendação jurídica

O departamento Jurídico do IBGM recomenda aos lojistas do setor o envio de uma carta ao shopping em teor amigável, solicitando a isenção do aluguel e o desconto das despesas fixas. Entretanto, caso não se consiga um acordo, é possível a adoção de ações judiciais conjugadas a um pedido de concessão de tutela de urgência para suspensão de pagamentos. As empresas associadas ao Instituto e à AJESP podem esclarecer dúvidas pelo e-mail juridico@ibgm.com.br ou WhatsApp (11) 97984-3318.

Compartilhar
Rolar para cima