Muitas vezes já confundido com a esmeralda e com o topázio, o peridoto pode apresentar efeitos ópticos muito bonitos
Por Erica Mendes
A palavra peridoto vem do árabe faridat, que significa ‘gema’. Ele faz parte do grupo das olivinas e é composto por silicato de magnésio e ferro. Por ser uma rocha ígnea, é entregue à superfície da terra por vulcões. Porém, alguns raríssimos exemplares têm origem ‘extraterrestre’, pois vieram ao solo por meio de meteoritos.
O peridoto possui brilho vítreo e sua cor varia do verde amarelado a amarelo esverdeado e verde amarronzado. É sensível às mudanças de temperatura repentina, ao ácido sulfúrico ou clorídrico. Na Escala de Mohs apresenta dureza entre 6 ½ a 7, sendo considerada uma gema frágil e delicada.
O gemólogo Daniel Berringer destaca que “o peridoto tem uma característica muito interessante, pois como sua propriedade de birrefringência é bem alta, ele pode apresentar efeitos ópticos muito bonitos quando devidamente lapidado”, como, por exemplo, o asterismo, que é extremamente incomum.
É a gema dos nascidos no mês de agosto, da celebração do 6° ano de casamento e regente dos signos de libra e capricórnio.
Curiosidades
- Os primeiros registros indicam que os antigos egípcios exploraram o peridoto em uma ilha no Mar Vermelho chamada Topazios, hoje conhecida como Ilha de St. John ou Zabargad. Diz a lenda que a ilha estava infestada de cobras, tornando a mineração desagradável até que um faraó empreendedor as levou ao mar. Desde os primeiros tempos, as pessoas confundiram esta pedra com outras gemas, principalmente com o topázio.
- Alguns historiadores acreditam que a famosa coleção de esmeraldas de Cleópatra na verdade eram peridotos.
- Durante séculos, as pessoas acreditavam que os 200ct. de pedras que adornavam o santuário dos Três Reis Magos na Catedral de Colônia, na Alemanha, eram esmeraldas. Mas, na verdade, são peridotos.
Simbologias
- Sempre foi associado à luz; os egípcios a chamavam de a “gema do sol”.
- É utilizado para libertar a mente de pensamentos invejosos e aumentar a clareza, a paciência e a emoção mais positiva.
- Capaz de desenvolver a visão interior, de ver o futuro e de trazer inspiração.
- Para os piratas era um amuleto contra todos os males e, quando aplicado no ouro, protegia contra os terrores das noites.
Veja também: Chuva de peridotos no Havaí