Entenda as razões que estão por trás desse conceito
Por Gabriel Moura
Tempos de crise revelam os bons líderes. Por trás deles, entre outras competências, está a inteligência emocional, segundo especialistas em comportamento humano. Através dessa ferramenta o empresário tem mais chances de se comunicar e motivar a sua equipe.
Segundo estudo realizado pela Harvard Business Review Analytic Services, 38% das empresas que contam com gestores emocionalmente inteligentes têm relacionamentos significativamente mais fortes com seus clientes . A seguir, confira três razões que justificam por que vale a pena investir nesse campo:
1. Crescer pessoal e profissionalmente
A inteligência emocional conduz ao autoconhecimento, possibilita uma visão honesta de si mesmo. Com isso o líder tem mais facilidade para identificar seus pontos fortes e fracos e fazer as mudanças necessárias para o seu crescimento.
2. Tomar melhores decisões
Ao desenvolver a inteligência emocional, conseguimos gerenciar as emoções e, desse modo, tomar decisões de maneira mais ponderada, equilibrada e analítica.
3. Comunicar-se com profundidade
A inteligência emocional aumenta sua tendência a fazer perguntas abertas, a se envolver com a escuta ativa e a reconhecer seus erros. Também reduz a tendência a responder a situações impulsivamente.