Avaliar o desempenho da equipe para o retorno aos escritórios é de vital importância para o sucesso da empresa
Por Edmour Saiani
Com o avanço da vacinação da Covid-19 em diversos estados, muitas empresas que optaram pelo trabalho remoto estão trazendo seus funcionários de volta e precisam se preparar a volta com o maior afinco possível. E aí cabe a pergunta: Seu time está preparado para encarar os desafios do pós-pandemia?
Com o Natal batendo à porta e 2022 quase aí, avaliar se sua equipe é a melhor que você pode ter é de vital importância e pra ontem!
O caminho de volta
Todas as pessoas do time são muito boas ou estão no caminho de serem? Se a resposta for sim, siga em frente, se a resposta for não, aja. Se você tem apenas 20% do seu time muito bom está sendo prejudicado pelos 80% que não são. Ainda dá tempo de agir. Os não muito bons se dividem nos que estão se desenvolvendo ou aqueles que chegaram no limite de competência. Para esses últimos uma demissão honrada é a única solução. Mesmo que atrasada. Para os que ainda estão se desenvolvendo, investimento em treinamento e acompanhamento são vitais. Sem parar.
O problema é que muitos líderes investem na reposição dos que saem no modelo convencional – um sai e eu contrato outro às pressas para repor. Ao invés de agir assim, para construir uma equipe competente, o processo mais eficaz é ter pessoas em formação dentro do time. Por exemplo, se você tem um time de seis pessoas, que tal ter sete? Seis jogando no time titular e um sendo preparado para assumir a posição de alguém do time titular que tenha que ser substituído?
Todas as vezes que eu falo sobre isto com algum executivo a resposta é: ‘isso é custo adicional”! Ledo engano. Custo é você ficar substituindo quem sai por alguém contratado às pressas, que é o modelo mais retrógrado que se pode praticar. Custo é ter alguém sem perspectiva de desempenhar bem pelo tempo que estiver trabalhando. E o final deste modus operandi é uma demissão, ou pior ainda, a manutenção desta pessoa no time, mesmo com baixo desempenho.
Com alguém sendo preparado você pode testar caráter, capacitar com tempo hábil para que o entrante tenha todas as informações sobre a função que irá exercer. Um benefício adicional é que ninguém do time titular vai se sentir insubstituível.
O sucesso nesta volta depende, primeiramente, de se o seu time pode dar o retorno em execução, atendimento e vendas que sua marca pode ter. Não basta planejar.
Minha sugestão é: tente. Pratique começando por uma área da sua empresa. Pode ser uma loja ou um departamento interno. Meça os resultados. E, depois que se convencer, expanda para outras áreas. Torne essa prática uma filosofia de construção de time. Sua marca só tem a ganhar!
Edmour Saiani é sócio-fundador da Ponto de Referência e especialista em gestão de atendimento, inovação e tendências.