A importância do bem-estar dos funcionários de uma empresa
Por Renato Rinco
O bem-estar dos colaboradores está profundamente ligado ao sucesso da empresa. Quando se reduz a rotatividade da equipe, a produtividade aumenta e a companhia acaba atraindo mais talentos. Investir na satisfação dos funcionários se torna, portanto, essencial para que a empresa se torne diferenciada e bem vista no mercado. Como falar sobre isso é fácil, mas colocar em prática exige um pouco mais de habilidade, aqui vão algumas dicas para melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários. Confira!
1- Garanta a participação ativa dos funcionários nos processos da empresa
Para isso, investir na comunicação interna e reuniões onde os funcionários são ouvidos e suas opiniões levadas em conta são importantes. Assim, ele se sente parte dos processos e resultados da empresa e o sucesso da mesma será o seu sucesso, garantindo maior produtividade e engajamento no trabalho.
2- Ofereça benefícios para os funcionários que se destacarem
Pode ser um “day off” (dia de folga) quando uma meta for atingida, bonificação financeira ou até mesmo uma viagem. O importante é fazer com que o funcionário se sinta valorizado pelos seus esforços.
3- Proporcione um plano de carreira para seus funcionários
Quando o colaborador sente que pode crescer dentro da empresa, ele se esforça mais para obter melhores resultados, além de buscar ferramentas para se capacitar mais para que isso ocorra. Mostre a ele até onde poderá chegar.
4- Garanta o bem-estar geral dos colaboradores
Investir em um ambiente de trabalho seguro, atraente e confortável pode fazer com que os funcionários tenham mais prazer em trabalhar. Se importar com a saúde de seu colaborador também é importante e faz com que ele se sinta valorizado. Dar feedbacks positivos ou indicar os erros dos funcionários de forma respeitosa, oferecendo sugestões de como ele pode melhorar são essenciais.