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Proteção de dados da empresa: saiba como proteger

Proteção de dados da empresa: saiba como proteger

Proteção de dados da empresa: saiba como proteger

Segurança cibernética é deixada de lado por mais de 60% das pequenas e médias empresas

Por Renato Rinco

Você utiliza de proteção cibernética em seu estabelecimento? Pesquisas apontam que mais de 62% das pequenas e médias empresas não utilizam nenhum tipo de proteção de dados relacionados à empresa na internet.  A proteção é importante para assegurar dados, além de proteger todo o sistema que envolve as informações de compras, vendas e estoques.

Gerenciar a segurança cibernética é como gerenciar qualquer área dentro da empresa, não sendo exatamente algo muito difícil de ser alcançado, e também não necessariamente tem ligação com algum tipo de crime cometido na web. Para conseguir compreender melhor todo o funcionamento que uma segurança cibernética pode fazer e para aprender como gerenciar, aqui vão algumas dicas.

1. Compreender onde estão os dados da empresa, como eles se movimentam no sistema e quais são os lugares onde ficam armazenados. Essa primeira dica é fundamental para conseguir compreender basicamente o sistema da empresa, o que é feito com as informações e se existem possíveis falhas.

2. Saber escolher quais mecanismos de defesa de dados usar. Muitas vezes o software mais caro pode não ser o mais adequado para a empresa. É preciso conhecer o processo e entender qual a real necessidade de proteção atualmente.

3. Detectar problemas de segurança é a próxima fase deste aprimoramento. A partir do momento que detectar os problemas existentes na segurança, é importante corrigi-los rapidamente para não sofrer qualquer tipo de dano. Lembre-se que é sempre bom estar preparado neste momento para um possível plano B, onde nem sempre os métodos usados serão 100% confiáveis e por isso é importante estar atendo a qualquer tipo de irregularidade.

4. Saber dar uma resposta às áreas afetadas é um passo crucial dentro da segurança cibernética, isso porque dependendo de qual área for afetada, como vendas, por exemplo, será necessário reportar para clientes o que ocorreu dentro do processo da empresa e como foi resolvido, para que a confiança em sua empresa não caia.

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