Como enfrentar os desafios do crescimento da empresa em 2021
Por Caroline Sanches
Empreender no Brasil continua sendo para os fortes. Agora, em 2021, grande parte das empresas se vê diante do desafio de sustentar seu crescimento e manter resultados positivos a curto prazo. Muitos CEOs se sentem pressionados e acabam optando por apresentar resultados a curto prazo em vez de investirem em perspectivas futuras.
Segundo algumas teorias de administração, o crescimento é a única maneira das empresas conseguirem sustentar a lucratividade no longo prazo. Aquelas que focam apenas em resultados imediatos acabam não tendo fôlego para crescer e são engolidas pelo mercado. Para fugir desse circulo perigoso e, aqui vão algumas dicas:
- Foque na proposta que torna a sua empresa realmente única
Pense em uma proposta de valor que seja verdadeiramente única em relação a todos os seus concorrentes. Isso deve ser algo que seus clientes reconheçam e valorizem.
Tenha em mente que isso deve ser bom o bastante a ponto dos clientes acreditarem que só a sua empresa é capaz de oferecer isso.
- Dê a um subordinado poder para que empreender a missão do crescimento
É comum nas pequenas e médias empresas recorrem aos profissionais de marketing para desenvolver estratégias de crescimento, mas não dão a eles liberdade para mudar produtos ou canais de distribuição. Essa situação mata efetivamente as iniciativas que eles possam desenvolver.
Em vez disso, considere a criação de uma função de diretor de crescimento e dê a essa pessoa a capacidade de influenciar todos os aspectos do negócio, conforme necessário. Esse profissional precisa ter a capacidade de ir até as equipes de produto e dizer: “Ei, precisamos desse tipo de produto” ou ir até as equipes da loja e dizer: “Precisamos fornecer esse tipo de serviço”.
- Siga o plano até implementá-lo com sucesso
Depois que as empresas descobrem sua estratégia de crescimento e como implementá-la, elas precisam seguir esse plano – mesmo quando outras ideias promissoras surgem. O crescimento leva anos para se desenvolver de pequenas vitórias até retornos sustentáveis de longo prazo. Olhar para ganhos inesperados de curto prazo pode acabar com estratégia e atravancar o crescimento do negócio.
Mantenha o foco em sua proposta principal e esteja preparado para dizer não a todas essas boas ideias. Esse foco é muito difícil de alcançar.