Dicas para ler as entrelinhas e entregar o que o cliente realmente deseja
Débora Rodrigues
O mundo muda o tempo todo e o cliente também. Multiplicidade de estilo é a pauta do momento no comportamento e no mundo dos negócios. Diante de todo esse barulho, marcas e empresas tentam entender os clientes e interpretarem os seus desejos.
Nem sempre é fácil, mas é possível compreender os muitos sinais que o cliente emite e que podem indicar ao “vendedor” a correta para a venda. A chave para interpretar esses sinais começa pelo ouvido. Ouvir de verdade, prestando atenção ao que o cliente fala é fundamental para conseguir captar e entender o que está por trás das palavras que ele emite. Desse modo será possível oferecer a eles produtos que fazem sentido para a sua vida e que nem sempre eles têm consciência do quanto aquela joia acrescenta ao seu estilo.
O que temos visto de modo assertivo são muitas joalherias buscando uma identidade mais acessível e exclusiva, pautada na elegância e inspirada em mulheres com perfis fortes e autênticas que vivem a vida com liberdade e intensidade. Saber o que elas querem é, muitas vezes, se informar sobre seu circulo de amizades e influência, dados que muitas vezes estão disponíveis nas redes sociais.
Seus vendedores têm feito isso, usado o Instagram e o Facebook para captar informações sobre seus clientes? Muita gente deixa o perfil aberto e, nesses casos, é possível identificar e realmente entender o que os motivam. Como ela mora? O que costuma comprar? Como se diverte? Para onde ela viaja? O que ela veste? Todas essas questões foram fundamentais para projetar a coleção perfeita com base em estilo de vida.
Considerando todos os elementos do estilo de vida do cliente, é possível criar coleções baseadas nesse estilo de vida. O jogo é: em vez de “imaginar”, ouça, observe, pesquise, confirme e só depois crie.