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Semana do consumidor: como gerar vendas no e-commerce

Semana do consumidor: como gerar vendas no e-commerce

Semana do consumidor: como gerar vendas no e-commerce

Especialista dá dicas de como as marcas podem explorar melhor as oportunidades da data comemorativa

Imagem de Freepik

Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor está chegando e as marcas têm a chance de criar oportunidades para se aproximar do seu público, não só com ações de promoção de venda, mas também aquelas que estreitam o relacionamento com seus clientes.

De acordo com Gustavo Chapchap, CMO da JET, “nos últimos anos, muitas empresas têm conseguido ampliar ainda mais as possibilidades dessa data comemorativa, criando campanhas para a Semana do Consumidor ou mesmo para o Mês do Consumidor”.
Mas para ter êxito, o especialista em e-commerce reforça que “é importante que as campanhas sejam preparadas com antecedência e, no caso do e-commerce, isso significa que a loja virtual terá tempo para organizar cada ação, fazendo com que os clientes realmente entrem no clima da comemoração”.

Veja abaixo as dicas de Chapchap para essa que é a próxima data sazonal de vendas:

1 – Entenda o objetivo da data
O Dia do Consumidor tem como objetivo aproveitar a ocasião para debater iniciativas voltadas para o acesso à informação, à segurança na hora da compra, à liberdade de escolha e mesmo ao atendimento de qualidade. Por isso, é um período propício para que as empresas reforcem suas iniciativas em prol do atendimento de seus clientes.
Refletindo sobre o impacto dessas ações para o e-commerce, o ideal é que haja essa contextualização nas campanhas. Quando bem organizadas, as iniciativas refletem positivamente nas vendas. Afinal, o objetivo é prestar uma homenagem aos clientes, então nada melhor do que oferecer vantagens para eles. Ao fazerem isso, as marcas têm conseguido gerar mais negócios no período.

2 – Crie promoções específicas para a data
Entendidas as especificidades da data, o recomendado é que as empresas aproveitem a ocasião para se aproximarem de seus clientes.

3 – Respeito ao consumidor
Funcionam bem, por exemplo, campanhas que ajudem a conscientizar os consumidores sobre os seus direitos na hora da compra.
Garantir que o público tenha acesso às informações é uma das formas de mostrar respeito ao cliente e, no caso do e-commerce, evitar problemas futuros.
Nas compras feitas à distância, uma das dificuldades é justamente a falta de confiança. Se a pessoa não se sentir segura no momento da compra, ela tende a desistir. Isso envolve uma série de questões, como a própria eficiência do sistema de vendas adotado, mas tem relação também com a maneira como a empresa aborda seu público.
Assim, se a empresa aproveita as interações para informar o cliente sobre seus direitos, isso ajuda a melhorar a percepção da marca.

4 – Atendimento integrado
As empresas devem respeitar os canais preferenciais de cada perfil de cliente. Desta forma, é prioritário oferecer opções para que eles possam escolher o que for mais conveniente naquele momento da sua jornada de compra.
Nas ações para o Dia do Consumidor, essa é uma questão que deve ser respeitada. Além de atender o cliente de forma integrada, deve-se personalizar a abordagem.
E-mail marketing, posts nas redes sociais e mensagens no WhatsApp podem ser empregados para se prestar as devidas homenagens ao consumidor e oferecer benefícios para quem comprar na data, mas procurando sempre respeitar o perfil do cliente.

5 – Foco no cliente
Pelas características dessa data comemorativa, outro fator importante é o planejamento das vantagens que serão ofertadas no período. Esse é um cuidado que devemos adotar em outros eventos do tipo, mas é preciso redobrar a atenção na semana de 15 de março.
Não faz sentido que, justamente na data de homenagem ao consumidor, a empresa crie “armadilhas” para o cliente – como a oferta de descontos que, na verdade, não representam redução dos preços praticados normalmente.
Uma prática comum, para quem tem programas de fidelidade, é ampliar as vantagens nesse período. Nesse caso, o que não faltam são alternativas para tornar a oferta mais atrativa: frete grátis, cupons de desconto, kits de produtos etc.
Além disto, é essencial preservar o “tom” da abordagem, evitando ações muito apelativas ao consumo. Nesta data, as marcas estão muito mais expostas, e falhas no atendimento podem ser bastante prejudiciais para a reputação das operações. Refletindo sobre essa situação, vale aproveitar as comemorações do Dia do Consumidor para trabalhar essas questões internamente, evidenciando a importância de se atuar com foco nas demandas do cliente.

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