A Lucapa Diamond Company apresentará seus diamantes da mina de Lulo, em Angola, durante um concurso internacional histórico de pedras excepcionais
Débora Rodrigues
A Sociedade Mineira do Lulo (SML) irá mostrar e vender os sete grandes e excepcionais diamantes Lulo que possui em inventário. Segundo a empresa, essas gemas a serem oferecidas no concurso incluem pedras brancas tipo D de cor D, de até 114 quilates e rosa de 46 quilates. Esses diamantes foram mantidos em estoque pela SML em antecipação à nova política de marketing sendo introduzida. Os sócios da empresa inicialmente esperavam que os diamantes fossem vendidos em 2018.
O concurso assinalará um marco significativo para a indústria de mineração de diamantes. Estes serão os primeiros diamantes Lulo colocados à venda a concurso internacional ao abrigo da nova política de comercialização de diamantes de Angola.
Os parceiros da mina, em conjunto com a Sodiam, convidarão grandes fabricantes de pedras mundiais para participarem desta licitação inaugural dos excepcionais diamantes da mina. Assim, os principais produtores de diamantes do mundo serão convidados para o concurso, uma vez que Angola e Lulo começam a mostrar diamantes à comunidade internacional.
A nova política de comercialização de diamantes está entre as medidas introduzidas pelo novo presidente angolano, João Lourenço, com o objetivo de aumentar o investimento direto estrangeiro no sector diamantífero de Angola.
Stephen Wetherall, chefe executivo da Lucapa Diamond Company, diz estar satisfeito pelo fato do leilão de Lulo ser o primeiro realizado no âmbito da nova política de marketing de Angola. “A Lucapa e os seus parceiros estão extremamente entusiasmados e orgulhosos com o fato dos diamantes da nossa mina de Lulo terem sido selecionados para iniciar um novo capítulo na história da mineração de diamantes em Angola”.